BC da China intensificará implementação de medidas para estimular crescimento
PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta quarta-feira que intensificará a implementação de uma política monetária prudente e manterá a liquidez razoavelmente ampla, em uma tentativa de apoiar a economia em desaceleração.
O Banco do Povo da China, em comunicado após a conclusão de uma reunião trimestral de seu comitê de política monetária, prometeu usar ferramentas de política agregada e estrutural para aumentar a confiança na economia.
"No momento o crescimento econômico global está desacelerando, a inflação está em um nível alto, os conflitos geopolíticos continuam e o ambiente externo está se tornando mais complexo e severo", disse o banco central.
"O desenvolvimento econômico está enfrentando pressões triplas de demanda encolhida, choque de oferta e expectativas enfraquecidas."
As condições favoráveis da China de produção estável e elevada de grãos e um mercado de energia estável ajudarão a manter a inflação do país basicamente estável, disse o banco central.
A economia da China se recuperou até certo ponto, mas sua base não é sólida, disse primeiro-ministro Li Keqiang na terça-feira, segundo a mídia estatal.
O presidente do banco central, Yi Gang, disse nesta semana que a política monetária da China continuará sendo expansionista para apoiar a recuperação.
(Reportagem de Kevin Yao e Redação de Pequim)
0 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior