Produção de pequenas frutas cresce em Monte Alegre dos Campos e produtores terão encontro
No dia 21 de junho, Monte Alegre dos Campos realiza o 2º Encontro dos Produtores de Pequenas Frutas, no salão comunitário da Capela Nossa Senhora do Carmo. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Grupo Rizzoto.
A programação inicia às 8h30 e terá palestras com profissionais das entidades promotoras sobre o manejo das culturas da amora, framboesa e morango, mercado de pequenas frutas e boas práticas de colheita. À tarde as atividades serão a campo, com visitas a duas propriedades que têm produção de amora, framboesa e morango. Os interessados devem entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, pelo fone (54) 3612-1002 ou WhatsApp (54) 9 9684-2126.
Crescimento da produção
O extensionista da Emater/RS-Ascar no município, Eduardo Pagot, explica que a partir do 1º Encontro Municipal dos Produtores de Pequenas Frutas de Monte Alegre dos Campos, realizado em 2019, foi feito o cadastramento dos produtores que já desenvolviam algum cultivo de pequenas frutas e cresceu a demanda por orientação técnica e elaboração de projetos para investimento, principalmente para o cultivo de morango fora do solo e amora. Isso culminou no lançamento, em 2021, do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo de Pequenas Frutas, que compreende o incentivo ao cultivo de amora, framboesa, mirtilo e morango e à produção orgânica, subsídios do município em horas/máquina e transporte de corretivos e fertilizantes, assistência técnica na implantação e manejo das culturas, bem como no planejamento, organização da colheita, logística, comercialização e facilitação do crédito para investimentos (Pronaf e empresa compradora).
Desde então houve um avanço no cultivo. Na safra 2019/20, o município possuía 2,20 hectares de amora, 1,24 de framboesa, 0,55 de mirtilo e 1,53 hectares de morango. Para a safra 2022/23, serão 34,42 hectares de amora, 5,88 de framboesa, 2,35 de mirtilo e 8,53 de morango. Além da expansão da área de cultivo, que possibilita a diversificação da produção e da renda, o projeto apresenta resultados sociais como o envolvimento de 137 famílias na produção de pequenas frutas. Entre elas estão 35 famílias em situação de vulnerabilidade social, que fazem parte do plano socioassistencial desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no município e tiveram a sua inclusão social e produtiva, além de 30 mulheres e vários jovens.
0 comentário
Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações