HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita de milho do Brasil tem ritmo acima da média apesar de chuvas, diz AgRural

Publicado em 06/06/2022 14:16

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita do milho segunda safra do centro-sul do Brasil está à frente da média histórica para o período, tendo alcançado 3% da área cultivada em 2021/22 até a última quinta-feira, apesar de chuvas que dificultam os trabalhos no Sul, disse a consultoria AgRural.

Algumas áreas do centro-sul, como o Paraná, devem receber mais precipitações nesta semana, o que será observado pelo mercado, que conta com a oferta da chamada "safrinha" tanto para recompor os estoques nacionais como para as exportações.

"Com as temperaturas mais baixas na semana passada no Paraná e registro de chuvas, isso dificultou a perda de umidade. Se não fosse isso, a colheita já estaria um pouco mais avançada no oeste", afirmou o analista Adriano Gomes, da AgRural.

A colheita avançou 1,8 ponto percentual na comparação com a semana anterior, enquanto no mesmo período do ano passado havia atingido apenas 0,2% da área.

A média de cinco anos para o período é de 2,6% da área do centro-sul.

Os trabalhos seguem concentrados em Mato Grosso e no Paraná, os principais Estados produtores do Brasil.

"Os mapas (meteorológicos) mostram possibilidade de chuvas para o Paraná e Mato Grosso do Sul nos próximos dias, isso pode dificultar (a perda de umidade do) milho já pronto para colher no oeste do Paraná", disse.

Para o Mato Grosso, maior produtor nacional, a previsão é de tempo mais firme no médio-norte, região que tem mais áreas adiantadas na colheita.

"Então, se o tempo firme se confirmar, deve favorecer esse início da colheita (em Mato Grosso)", destacou.

Na última sexta-feira, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que a colheita de milho do Estado havia atingido 5,98% da área até sexta-feira, avanço semanal de 3,61 pontos percentuais que deixou o ritmo bem à frente da média para a época (0,58% da área).

O milho, semeado em sua grande maioria na segunda safra do Brasil, teve um calendário de plantio favorável, facilitado por trabalhos também antecipados da soja.

A AgRural afirmou que a produção de milho "safrinha" está estimada em 86,3 milhões de toneladas, e que uma nova revisão será divulgada ainda na primeira quinzena de junho.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário