HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com mais chuva no Nordeste e no PR, baixa umidade na região central e geada no RS

Publicado em 30/05/2022 10:41 e atualizado em 30/05/2022 13:08
Segundo Inmet, com condições adversas todo país continua sendo monitorado, principalmente as chuvas em áreas do Nordeste

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a nova semana começa com a permanência de chuvas intensas no Nordeste do Brasil e também em áreas do Centro-Sul do país. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o sistema de chuva já avançou para outros estados, mas o Instituto mantém Sergipe, Alagoas, Pernambuco e áreas da Paraíba em estado de alerta nas próximas 24 horas. O final de semana foi marcado por volumes expressivos no Pernambuco, e de acordo com dados da Agência Brasil, até a manhã desta segunda-feira (30), já era contabilizadas 79 vítimas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, 14 municípios continuam em situação de emergência e 63 estão em monitoramento. 

Chuva no PB - Agencia Brasil
Final de semana foi marcado por muitos problemas no estado do Pernambuco
Foto: Agência Brasil 


"Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma a publicação oficial na página do Inmet. De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo pelos próximos dois ou três dias na áreas, mas com previsão de diminuição de intensidade e redução dos volumes. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas no Nordeste: 
 

Destaque Nordeste Inmet
Fonte: Inmet 


Para as demais áreas do Brasil, o destaque fica para a região Sul que também deve registrar volumes expressivos de chuva nas próximas hora. O sistema que estava em atuação no Rio Grande do Sul nos últimos dias avançou para os outros estados e desde as primeiras horas desta segunda-feira (30) chove no Paraná. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê a condição de chuva em todas as áreas do estado nas próximas 24 horas, com acumulado de até 50mm em algumas áreas. A tendência é que a chuva persista nos próximos dias, mas sem força para avançar para as demais áreas do Brasil. Apenas o sul do Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo podem receber alguma chuva nos próximos dias.  

No Centro-Oeste do Brasil e em áreas do Matopiba, o cenário continua sendo de tempo muito seco e sem previsão de mudança para essa semana. A condição é característica da estação. "É uma condição esperada para essa época do ano, precisa vir um sistema muito forte para quebrar esse "bloqueio" e os modelos mostram alguma condição de chuva apenas no próximo dia 6, mas precisa continuar monitorando", afirma Naiane. 

Também característico do Outono, nas horas mais quentes do dia a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%, com destaque para áreas do Mato Grosso e de Goiás, onde os níveis mais críticos podem ser registrados nesta segunda-feira (30). 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 30-05-2022 10-45-40
Fonte: Inmet 

Massa de ar polar 

Enquanto as chuvas continuam no Paraná e em Santa Catarina, a entrada de uma massa de ar polar volta a derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul, inclusive com previsão de geadas em algumas áreas do estado na próxima madrugada. 

O modelo de previsão de geada do Inmet prevê condições em todo o Rio Grande do Sul com intensidade entre fraca e moderada. Segundo a meteorologista, até a as 10h (horário de Brasília), os modelos não indicavam que a massa de ar polar terá força para avançar para as demais áreas do país nos próximos dias, ficando dentro do que é esperado para época do ano. O cenário também continua sendo monitorado pelo Inmet. 

Veja a previsão de atuação da massa de ar frio: 

 

FRIO
Fonte: Inmet 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário