Agricultores ucranianos enfrentam escassez de diesel em meio à crise alimentar

Publicado em 25/05/2022 10:27

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Por Gus Trompiz e Bozorgmehr Sharafedin

PARIS/LONDRES (Reuters) – Depois de passarem pela estação de plantio da primavera, às vezes com a ajuda de coletes à prova de balas e capacetes, os agricultores da Ucrânia enfrentam outro desafio –encontrar diesel suficiente para a colheita que está por vir.

A guerra com a Rússia cortou o fornecimento de combustível no momento em que os agricultores intensificaram o trabalho para a temporada de primavera e perderam cerca de 85% de seus suprimentos normais desde o início do conflito em 24 de fevereiro, dizem agricultores, distribuidores de combustível e analistas.

Os agricultores ucranianos usam a maior parte do 1,5 milhão de toneladas de diesel que consomem a cada ano, ou mais de 10% da demanda anual de combustível da Ucrânia, na primavera, disse Taras Panasiuk, diretor comercial da operadora de postos de gasolina WOG.

A Ucrânia geralmente depende da Rússia, de Belarus e de importações de outros lugares vindos por mar para a maior parte de seu suprimento de combustível. No ano passado, por exemplo, mais de 60% de seu diesel veio da Rússia e de Belarus, estima a consultoria ucraniana de produtos petrolíferos A-95.

Agora, a Ucrânia foi forçada a embarcar em maneiras caras e complexas de trazer combustível por terra de vizinhos como Polônia e Romênia, embora a falta de capacidade e a burocracia tenham retardado esses esforços, disse a Associação Ucraniana de Petróleo e Gás.

Essa tarefa tornou-se mais assustadora à medida que os países próximos enfrentam sua própria escassez de diesel, enquanto os ataques russos à refinaria de petróleo de Kremenchuk e depósitos de combustível reduziram ainda mais os suprimentos na Ucrânia.


O governo anunciou contratos para importar 300.000 toneladas de diesel e 120.000 toneladas de gasolina para cobrir o mês de maio, e o vice-chefe de gabinete da presidência da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, disse na sexta-feira que 1.500 toneladas de combustível chegaram a um ponto alfandegário em Lviv nas 24 horas anteriores.

A área total plantada com grãos na Ucrânia nesta primavera já deve ser até 30% menor do que no ano passado por causa dos combates, e os rendimentos também podem cair se os agricultores não conseguirem combustível para aplicar produtos químicos e colher as colheitas no momento certo.

A Ucrânia foi o quarto maior exportador de grãos do mundo na última temporada, enviando produtos básicos como trigo e milho para a África e o Oriente Médio, além de fornecer metade dos grãos adquiridos pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU para ajuda emergencial.

MUDANÇAS NAS SAFRAS

As fazendas também ajustaram os planos de safra. Notadamente, afastaram-se do milho, pois é um cultivo intensivo e pode produzir colheitas abundantes que podem sobrecarregar os já repletos silos de grãos da Ucrânia.

Em vez disso, os agricultores estão optando mais por sementes de cevada, soja e girassol porque são culturas mais baratas para crescer e geram volumes menores uma vez colhidas.

(Por Gus Trompiz em Paris, Bozorgmehr Sharafedin e Maytaal Angel em Londres, Pavel Polityuk em Kiev e Christopher Walljasper em Chicago)

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Fonte:
Reuters

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1 comentário

  • julio monken silva ponta grossa - PR

    E o óleo de girassol será fator altista quando, pra soja

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    • elcio sakai vianópolis - GO

      O preço do girassol é baseado no óleo de soja, e o óleo de soja sendo influenciado pelo óleo de palma. Como o óleo de palma está em falta no mundo, este óleo influencia todos os outros óleos e não o contrario. Na minha opinião não espere que o óleo de girassol vá influenciar na preço soja, tem mais chance de influenciar no preço do farelo de soja, já que as fabricas darão mais prioridade pra processar o óleo de soja em comparação ao farelo de soja, pra poder atender o mercado.

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    • julio monken silva ponta grossa - PR

      Me refiro ao déficit de produção de girassol na Ucrânia...

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