Exportações de soja e açúcar do Brasil recuam até 2ª semana de maio com menor oferta
SÃO PAULO (Reuters) – A média diária de exportações de soja atingiu 492,48 mil toneladas nas duas primeiras semanas de maio, um recuo contra os 712,67 mil embarcados ao dia no mesmo mês do ano passado, mostraram dados do governo federal nesta terça-feira, em momento de menor oferta disponível para embarque após quebra de safra.
Para o açúcar, os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram uma redução ainda mais intensa no ritmo de vendas externas, diante de um início mais fraco na nova safra de cana, que começou em abril.
A média diária de embarques de açúcar alcançou 63,6 mil toneladas até a segunda semana de maio, ante 118,2 mil toneladas exportadas por dia no mesmo mês de 2021.
No caso da oleaginosa, a seca na região Sul diminuiu a produção nacional da temporada 2021/22 e os embarques do grão foram afetados. Já para o farelo de soja, o fornecimento foi mantido e as exportações estão maiores. Segundo a Secex, a média diária para o subproduto saiu de 86,3 mil toneladas em maio do ano passado para 105,12 mil por dia no acumulado deste mês.
Ainda na ponta positiva, as exportações de carne bovina tiveram média diária de 7,38 mil toneladas, acima da média de 6 mil por dia vista em maio do ano passado, com firme demanda do mercado internacional.
(Por Nayara Figueiredo e Laís Morais)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira