Massa de ar frio já entrou no Brasil e próxima madrugada pode ter geada ampla e moderada no PR
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua monitorando o frio intenso previsto para esta semana, e de acordo com Mamades Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio já entrou no Brasil, com chance de neve em áreas de serras em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul já na noite desta segunda-feira (16).
Na próxima madrugada é previsto geada com intensidade entre fraca e moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul.
A tendência é que seja uma semana de temperaturas bem baixas em parte do país e que o frio intenso vá ganhando intensidade nos próximos dias. O Inmet mantém a condição de geada ampla atingindo o Centro-Sul do Brasil na próxima quinta-feira, dia 19. As condições elevam o risco de geadas em áreas do milho safrinha, café, hortifruti, cana-de-açúcar e também de laranja.
"Na terça-feira uma massa de ar frio avança pela Região Sul. Resfriamento bastante expressivo e forte declínio das temperaturas no Paraná. Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do estado. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de "geada negra" entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura", alertou Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na manhã desta segunda-feira (16).
Veja o mapa do Simepar com áreas em alerta para geadas:
O frio antecipado vem chamando atenção de todo setor e a Climatempo destsaca que o mês de maior destaca as temperaturas baixas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. "Esta semana será uma situação excepcional. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Sul d e Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba devem registrar geada no fim desta semana", afirma a consultoria.
Chama atenção ainda para mínimas abaixo de 0ºC em áreas de café no Sul de Minas Gerais e temperaturas entre 0ºC e 5ºC no interior de São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro e Distrito Federal. “De uma forma geral, milho safrinha, cana de açúcar, laranja, café e pastagens vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito mais danoso será sobre os hortifrutis”, destacou a previsão da consultoria com informações do agrometeorologista Celso Oliveira.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil