Pesquisa CNT mostra aumento na intenção de voto e melhora na percepção popular sobre governo Bolsonaro

Publicado em 10/05/2022 11:41

A 152ª Pesquisa CNT de Opinião, realizada de 04 a 07 de maio, mostra a avaliação do governo e o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro. Também traz as intenções de voto dos entrevistados para presidente da República em 2022, além da opinião sobre a possibilidade de mudar de voto para evitar ou garantir que haja segundo turno.

Os resultados da 152ª Pesquisa CNT/MDA apresentam indicativos de percepção de melhora da atuação do presidente Jair Bolsonaro, com registros de aumentos tanto da avaliação positiva de seu governo quanto de seu desempenho pessoal. As expectativas para os próximos seis meses no país permanecem mais positivas do que negativas para emprego, saúde, educação, renda mensal e segurança, porém com piora do otimismo se comparado ao último levantamento (fevereiro de 2022).

Os cenários de intenção de voto mostram vantagem para o ex-presidente Lula, que aparece à frente do presidente Jair Bolsonaro tanto na simulação para o primeiro turno, quanto para um eventual segundo turno. O atual presidente, contudo, apresenta aumento de suas intenções de voto no primeiro turno e também no confronto direto com Lula em relação a fevereiro. Embora os demais candidatos permaneçam estagnados com baixos percentuais, é importante ressaltar que a maioria dos entrevistados considera importante o fortalecimento de um nome alternativo aos pré-candidatos Jair Bolsonaro e Lula.

Cerca de um quarto do eleitorado afirma poder mudar de voto para evitar ou garantir um segundo turno. A maioria é contra a manifestação política de líderes religiosos sugerindo em quem se deve votar.

O acompanhamento das atividades realizadas pelos representantes do legislativo é baixo, assim como a lembrança em quem votou em 2018 para senador e deputados federal e estadual/distrital.

Os debates eleitorais podem influenciar na mudança de voto de cerca de um terço do eleitorado, e a maioria dos entrevistados pretende acompanhar sua realização.

Os resultados mostram melhora dos índices de avaliação pessoal de Jair Bolsonaro e de seu governo, acompanhando o aumento de intenções de voto no presidente na comparação com o último levantamento. A confiança nas urnas eletrônicas é alta, assim como a percepção de importância dos debates na TV entre os candidatos. A polarização política é vista como maior em relação às eleições de 2018 e é avaliada como prejudicial ao país.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário