Goodyear produz primeiro pneu com óleo de soja no Brasil
A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, anuncia o lançamento do primeiro pneu produzido no Brasil, em sua unidade de Americana (SP), que traz o óleo de soja em sua composição, em substituição aos derivados de petróleo. O Wrangler Workhorse AT chega ao mercado brasileiro para equipar picapes e SUVs trazendo o novo composto, além de uma melhora de performance em comparação com o seu antecessor (Wrangler Armortrac), sobretudo em termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e melhor tração em todos os tipos de terrenos.
O pneu, que usa o óleo de soja como composto, faz parte dos esforços de desenvolvimento e inovação da Goodyear para a formatação de um futuro mais sustentável.
“A linha Wrangler Workhorse AT é a primeira produzida para a América Latina com um composto inédito de óleo de soja, trazendo uma melhor performance e mais sustentabilidade aos pneus”, ressalta a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz.
Debora explica ainda que o lançamento nacional do pneu com esse perfil para os segmentos de picapes e SUVs levou em consideração uma série de pesquisas realizadas pela companhia. “Buscamos compreender o que os consumidores buscam e, no caso dos pneus para uso misto, concluímos que há uma preferência em torno de um produto que alia alto desempenho em diferentes terrenos a uma aplicação para o dia a dia das pessoas que utilizam os seus veículos para tarefas diversas, como trabalho, lazer, viagens, entre outras”, complementa.
A executiva considera que a atenção dos consumidores às questões ambientais foi reforçada nos últimos tempos, em que as pessoas passaram a se importar ainda mais com o futuro do planeta. “No mercado automotivo, observamos que houve um aumento da demanda por picapes e SUVs, que são veículos ideais para trajetos em asfalto seco ou molhado e em estradas de terra, como nas regiões de predominância do agronegócio, que podem ser favorecidos justamente por um pneu de uso misto, como o Wrangler Workhorse AT”.
Atributos de alta performance
Além de se tratar de um composto renovável, o óleo de soja utilizado pela Goodyear no novo Wrangler Workhorse AT proporciona melhor performance em diferentes temperaturas, o que confere ao pneu maior aderência à pista e melhora ainda mais o seu desempenho.
Desenvolvido para melhor performance em uso misto, a banda de rodagem do Wrangler Workhorse AT possui construção otimizada da estrutura e design com blocos mais largos de pneus off-road, trazendo excelente dirigibilidade em terrenos pavimentados e aumento da vida útil da banda de rodagem. A maior cavidade dos sulcos auxiliam no escoamento da água e garantem o contato do pneu com o asfalto, melhorando seu desempenho em piso molhado.
Em testes realizados no laboratório e no campo de provas da Goodyear, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 20% maior em quilometragem e 4,6% de melhoria em consumo de combustível em comparação com o seu antecessor, o Wrangler Armortrac. Em relação à performance e dirigibilidade, o Wrangler Workhorse AT obteve um resultado 22% superior em aquaplanagem nas curvas e 4% superior em frenagem no piso molhado comparado ao seu antecessor.
0 comentário
Soja tem variações limitadas em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda muito atento ao clima na AMS
Agrodefesa leva orientações sobre sanidade vegetal para a Expedição Safra Goiás
Soja tem sessão de volatilidade em Chicago e negócios travados no mercado brasileiro
Paraná colhe 2% da área de soja e vê piora na condição da lavoura, diz Deral
Colheita da soja começa lenta e deve ganhar ritmo no final de janeiro
Distribuição de chuvas positiva deve trazer boa produtividade na soja de Rondônia