Vendas de soja e milho 22/23 seguem lentas em MT por incerteza sobre insumos, diz Imea

Publicado em 10/05/2022 09:16

Logotipo Reuters

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) -As vendas antecipadas de soja e milho de Mato Grosso para a safra 2022/23, que terá início em setembro, avançaram com lentidão no último mês diante de uma perspectiva ainda incerta sobre a oferta global de insumos, disse nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em meses anteriores, agricultores já sinalizavam cautela na comercialização da nova safra, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia que afetou o fornecimento de fertilizantes no mundo, e têm fechado operações majoritariamente para travar custos de produção.

A comercialização de soja de Mato Grosso alcançou 22,52% da produção esperada para a safra 2022/23, avanço de 2,15 pontos percentuais na variação mensal, mostraram dados do Imea.

O volume está abaixo dos 27,7% registrados no mesmo período do ciclo anterior, mas à frente da média histórica de 18,6% para esta época do ano.

“As incertezas quanto à próxima safra têm limitado as negociações da soja futura em MT, e as vendas que têm ‘rodado’, a maior parte estão pautadas pelo travamento dos custos”, disse o instituto em boletim.

As vendas da próxima safra de milho, que só será semeada no ano que vem no Estado, atingiram 9,43% da produção esperada, ante 15,9% no mesmo período de 2021/22 e média histórica de 9,08%, de acordo com os dados.

Durante o mês de abril, a comercialização do cereal para 2022/23 evoluiu apenas 0,80 ponto percentual “devido às incertezas quanto à oferta e o preço dos fertilizantes para a safra futura, bem como nos preços futuros do cereal”.

“O produtor está receoso para fechar negócios e travar seus custos”, acrescentou o Imea em boletim sobre o milho.

Neste cenário, as importações de fertilizantes químicos pelo Brasil saltaram 72% em abril ante igual período de 2021, para 3,25 milhões de toneladas, com compradores acelerando os negócios no intuito de garantir a oferta que será utilizada na próxima safra, conforme dados do governo.

SAFRA ATUAL

As vendas de milho de Mato Grosso alcançaram 57,86% da produção esperada para temporada 2021/22, cujas lavouras estão em desenvolvimento, ante 73,8% no mesmo período do ciclo anterior e média histórica de 64,51%, informou o Imea.

Segundo o instituto, as vendas avançaram 3,34 pontos, com produtores no aguardo de preços mais valorizados nos próximos meses.

“Além disso, incertezas quanto à produtividade do cereal motivadas pela redução das chuvas no Estado também limitaram as vendas no último mês”, afirmou.

Para a soja desta safra, a comercialização atingiu 73,37%, avanço de 5,52% na variação mensal diante da necessidade de abrir espaço nos armazéns pela aproximação da colheita do milho.

“Os agentes de mercado reportaram que o avanço nas vendas só não foi maior devido ao percentual de avariados presente nas cargas acima do padrão, o que dificultou as negociações da oleaginosa em alguns municípios.”

(Por Nayara Figueiredo. Edição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário