Exportação de soja do Brasil deve cair 43% em maio, prevê Anec
SÃO PAULO (Reuters) – A exportação de soja do Brasil deve alcançar cerca de 8 milhões de toneladas em maio, o que seria uma queda de 43% na comparação com o mesmo mês do ano passado, projetou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira.
No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os embarques devem cair 14,5%, para aproximadamente 43 milhões de toneladas, conforme os números da Anec, cuja previsão de maio considera a programação de navios.
Os embarques do Brasil, maior produtor e exportador de soja, começaram o ano mais fortes frente ao ano passado, mas a partir de março passaram a apresentar queda, à medida que ficaram mais claras as perdas decorrentes da seca ao Sul do Brasil.
Em abril, os embarques recuaram mais de 4 milhões de toneladas na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando somaram um recorde de 15,67 milhões de toneladas.
A Anec estimou a exportação de milho do país em maio em 737,5 mil toneladas, enquanto no mesmo mês do ano passado não foram registrados embarques.
A exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 1,68 milhão de toneladas em maio, praticamente estável ante igual mês de 2021.
(Por Roberto Samora)
1 comentário
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
Soja: Apesar de nova dispara do óleo em Chicago, preços do grão voltam a recuar nesta 3ª feira
Paraná passa a ter 92% da safra de soja em "boa" condição após seca no noroeste
Crise hídrica traz prejuízos para o desenvolvimento do plantio da soja em Palotina/PR
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª frente a notícias que já conhece e de olho no financeiro
Renato Santi Locatelli Alvorada do Sul - PR
Com certeza vai cair pois a produtividade foi menor e o produtor está segurando a pouca soja que tem para vender em melhor momento. Pois a mesma tem chances de chegar a teto maiores que os atuais.