Servidores do BC aprovam retomada de greve, diz sindicato
Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) - Servidores do Banco Central (BC) aprovaram nesta sexta-feira a retomada da greve da categoria, que estava suspensa desde a semana passada, informou o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC, Fábio Faiad.
De acordo com o dirigente da entidade, a greve será reiniciada na próxima terça-feira e não há prazo para encerramento.
"As razões principais foram o descumprimento por parte do presidente do BC em conseguir em abril de 2022 uma reunião entre o sindicato e o ministro (da Casa Civil) Ciro Nogueira, a não apresentação de uma proposta alternativa aos 5% (de reajuste) e a não apresentação de uma proposta sobre a parte não salarial de nossas demandas", disse.
Procurado, o Banco Central informou que não vai comentar.
Na última semana, os servidores do BC haviam decidido suspender a greve deflagrada no início do mês, mas continuaram trabalhando em regime de operação-padrão, com paralisações parciais diárias.
O sindicato considera insuficiente a proposta do governo de promover um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo federal.
Os servidores do órgão aprovaram a primeira etapa da greve em 1º de abril e, antes disso, já vinham promovendo paralisações, o que tem afetado a divulgação de estatísticas e indicadores e atrasado a implementação de projetos do banco.
(Edição de José de Castro)
1 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Aloísio Brito Unaí - MG
Palhaços e pessoas que estão preocupadas somente com o próprio bolso. Não existe a responsabilidade com a sociedade brasileira. Essa é a regra no serviço público brasileiro, querem as melhores possibilidade de vaidade e consumo em detrimento do resto.