Câmara aprova texto-base de MP e torna permanente Auxílio Brasil de R$400

Publicado em 27/04/2022 19:18

Logotipo Reuters

Por Maria Carolina Marcello

(Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto principal de medida provisória que torna permanente o pagamento de 400 reais a famílias beneficiárias do Auxílio Brasil.

Originalmente, a MP permitia apenas a concessão de um benefício extraordinário para complementar o Auxílio Brasil de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, razão pela qual foi criticada e considerada por alguns como um "Auxílio Eleitoral", devido à proximidade das eleições gerais, em outubro.

O texto foi aprovado com 418 votos a favor e 7 contrários.

O relator da proposta, João Roma (PL-BA), ex-ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro, acatou emenda após amplo acordo com líderes e modificou o texto para autorizar o pagamento perene do benefício.

A oposição comemorou a mudança do texto, que ainda precisa ser validado pelo Senado até o dia 16 de maio ou perde a validade, mas lamentou o valor, advogando por um mínimo de 600 reais.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiantou, mais cedo, que a MP será levada ao plenário da Casa dentro do prazo e disse ter o entendimento de que ela será aprovada.

Também avaliou que a probabilidade, entre os senadores, é de manutenção do valor, uma vez que há senso de responsabilidade fiscal na Casa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário