Semana começa com muita instabilidade nos dois extremos do país; região Central permanece mais seca
De acordo com as previsões mais recentes, com muita instabilidade nos dois extremos do Brasil. Na região Sul, apenas o sul do Rio Grande do Sul não deve receber chuvas expressivas e de acordo com a Climatempo, a condição é de alerta nas demais áreas. "Os acumulados serão bastante elevados entre o norte do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná", afirma a consultoria.
O estado gaúcho tem alerta laranja para tempestade válido nas próximas 24 horas, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a publicação, há riscos para ventos intensos (60-100 km/h) e potencial para queda de granizo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma.
Também continuam válidos os alertas de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. "Ainda há previsão para temporais em várias regiões. Entre o litoral de Pernambuco até o Amazonas, a expectativa é de tempestades nesta segunda. A chuva pode provocar alagamentos e outros transtornos nesta semana", acrescenta.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo Inmet prevê precipitação entre 20mm e 50mm no Rio Grande do Sul, acumulados de até 50mm no oeste de Santa Catarina e volumes entre 20mm e 30mm no Paraná nas próximas 24 horas. O modelo mostra ainda condição para chuva em áreas do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, porém com volumes mais baixos.
Já no Sudeste e no Centro-Oeste os modelos indicam apenas condição para pancadas de chuva de forma isolada, acontecendo entre a tarde e noite desta segunda-feira (4). "O tempo segue firme em Goiás, no DF e em todo norte e oeste de Minas Gerais", prevê a Climatempo.
Entre o Norte e Nordeste do Brasil os volumes mais expressivos continuam sendo esperados para o centro-norte do Maranhão e áreas do Piauí. Nessas duas áreas os acumulados ficam entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. A tendência é que continua chovendo em toda área nos próximos dias.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém o cenário para chuvas intensas na faixa oeste da região Sul do Brasil.
Entre os dias 4 e 12 de abril, o NOAA prevê acumulados entre 100mm e 125mm na faixa oeste e norte do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina e no Paraná. Ainda neste período, o modelo prevê acumulados entre 50mm e 60mm no sul de São Paulo e em algumas áreas de Minas Gerais. Centro-Oeste e parte do Nordeste continuam com previsão de tempo muito seco.
A partir do dia 12 de abril, a previsão é de mudança no tempo também no Sul do Brasil. O NOAA reduz a chance de chuva na região, indicando precipitação entre 30mm e 50mm apenas em algumas pontos da área. Mantém ainda a condição de tempo mais seco na região Central do país, indicando apenas condição de chuvas em algumas áreas de Minas Gerais, com precipitação entre 35mm e 40mm no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil