Colheita de soja chega a 75% das áreas no Paraná e qualidade da lavoura melhora
SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja alcançou 75% das áreas cultivadas na safra 2021/22 do Paraná, contra 68% na semana passada, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), que identificou melhora na qualidade das lavouras.
Os trabalhos estão em linha com os 75% vistos em igual período do ciclo anterior, de acordo com os dados.
As lavouras de soja classificadas como boas são 55%, avanço de 5 pontos percentuais na semana, embora abaixo dos 82% vistos em igual período do ano passado.
Já 29% das áreas são consideradas médias, e 16% ruins, ante respectivos 32% e 18% na semana anterior.
Nesta temporada, o Estado foi atingido pela seca decorrente do fenômeno climático La Niña, que limitou a produtividade de algumas regiões.
“As lavouras colhidas agora foram plantadas mais tarde e foram menos atingidas pelas adversidades climáticas. A tendência é de produtividades melhores nestas áreas”, disse o economista do Deral Marcelo Garrido, justificando o avanço no nível de qualidade registrado nesta semana.
Ele afirmou que a média estadual de produção ainda pode mudar, considerando que há um quarto das áreas para serem colhidas.
Para o milho, o plantio da segunda safra atingiu 94% das lavouras, versus 87% na semana passada. Em igual período da temporada anterior, a semeadura estava em 88%.
Em relação à qualidade, as lavouras do cereal consideradas boas se mantiveram em 95% na variação semanal e somente 5% estão em condições médias, diante de expectativas otimistas para a produção, após a quebra vista na temporada passada.
(Por Nayara Figueiredo)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira