Em 2021, Paraná respondeu por um terço da carne de frango inspecionada produzida no Brasil

Publicado em 18/03/2022 11:37

Em 2021, com o abate de 2 bilhões de cabeças de frango – das quais resultaram 4,5 milhões de toneladas de carne – o Paraná respondeu por pouco mais de um terço (33,39%) do abate inspecionado de carne de frango, aumentando em 2% sua participação no total abatido nacionalmente sob inspeção. Para dar melhor ideia do que isso representou basta citar que a produção somada dos outros três maiores produtores (depois do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo) correspondeu a 36,5% do total.

Os dados são do IBGE e mostram que a inspeção está presente em 25 das 27 Unidades Federativas brasileiras (UFs). Ou seja, apenas Amapá e Roraima operam sem inspeção.

Entre as 17 UFs cujos resultados foram divulgados (em oito delas os números foram omitidos, por conterem apenas um estabelecimento inspecionado) em somente cinco (25% do total) o volume de carne de frango recuou em relação a 2020. Mas isso não influenciou a produção global, já que o total produzido no ano aumentou 6%.

Sob esse aspecto, vale menção especial ao Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, cujo volume aumentou, respectivamente, 8,14%, 17,91% e 6,11%. Somado, o adicional produzido pelos três estados correspondeu a quase 77% do aumento de (quase) 828 mil toneladas registrado em 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário