Produtividade do milho gaúcho é 53% menor do que o esperado inicialmente, aponta Emater
A colheita do milho verão 2021/22 já chegou aos 68% do total semeado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado nesta quinta-feira (17).
Este índice avança 4 pontos percentuais com relação ao registrado na semana anterior e fica a frente dos 61% registrados no mesmo período da safra passada e dos 56% da média estadual para as últimas cinco safras.
“A colheita do milho evoluiu lentamente para. O acréscimo de apenas 4% foi condicionado pela ocorrência de chuvas e pela maior atenção à operação em outros cultivos, como a soja e o arroz”, destaca o relatório.
Das lavouras ainda em campo, 17% já estão em fase de maturação, 10% estão em enchimento de grãos, 3% em floração e 2% seguem em germinação ou descanso vegetativo.
“A produtividade estimada permanece em 3.428 kg/ha (57,13 sc/ha), representando um decréscimo de 53% da projetada inicialmente. A melhoria nas condições ambientais, durante o mês de março favoreceu 15% dos cultivos que estão em estágios vegetativo, em florescimento e em enchimento de grãos. As áreas em maturação permanecem pouco afetadas pelas precipitações”, detalha a Emater.
Do lado do mercado, o preço da saca do cereal gaúcho subiu 0,55% ao longo da última semana e encerrou o período valendo R$ 93,82.
0 comentário
B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago