Outono vai chegar com a primeira onda de frio de 2022 e derrubando as temperaturas no Sul do Brasil
O Verão vai se despedindo do Brasil com as características clássicas da estação, com pancadas de chuvas espalhadas pelo país e a chegada do Outono, logo nos primeiros dias, já deve trazer mudanças nas condições do tempo. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nova estação chega trazendo a primeira onda de frio, derrubando as temperaturas no Sul do Brasil, já com potencial para geadas em áreas de serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio entra no Rio Grande do Sul começa a entrar no Sul no Brasil no final de semana. O Verão termina oficialmente no próximo domingo, dia 20 de março. O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê declínio de até 10 graus nas temperaturas no Rio Grande do Sul.
Até as 10h56 (horário de Brasília) desta quarta-feira (16), o modelo previa o avanço do ar frio também para áreas isoladas do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e até no extremo sul de Minas Gerais, mas Kleber ressalta que as condições para geadas e declínio mais expressivo nas máximas devem ficar para o estado gaúcho. O meteorologista afirma ainda que a situação está sendo monitorada pelo Inmet e relembra que com atuação do La Niña há risco de um inverno mais rigoroso, o que aumenta as preocupações para o milho safrinha nos próximos meses.
Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias:
Até lá, segundo as previsões do Inmet, as condições continuam sendo de chuvas espalhadas pelo Brasil. Segundo Kleber, o estado de atenção continua sendo em áreas do Matopiba como Maranhão e Piauí que devem receber os maiores volumes, entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Ainda no Matopiba, o sul do Tocantins tem previsão de volumes mais significativos, de até 50mm e na Bahia também há condição para chuva, porém com volumes mais baixos.
No Centro-Oeste, o destaque continua sendo no Mato Grosso e em Goiás, com precipitação entre 20mm e 30mm no período. Já para o Sudeste do Brasil, Kleber afirma que o cenário é para pancadas de chuva podendo ter intensidade, mas acontecendo de forma muito pontual em São Paulo, Sul e Triângulo Mineiro. Para o Sul do Brasil, a chance de chuva é maior na faixa litorânea entre Santa Catarina e Paraná nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
1 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil
Klaus Porsch Riqueza
Interessante ver todos esses "modelos climáticos" furados em várias páginas, dizendo que no outono vai chover abaixo da média no Sul, sabendo que aqui no oeste de SC já choveu 350 mm no último mês e está chovendo forte há dias, agora e com previsão para a próxima semana inteira.
Paraná, Idem..