Revisão do tratado de Itaipu será realizada em contexto positivo, diz ministro

Publicado em 22/02/2022 12:42

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A revisão dos termos financeiros relacionados à usina hidrelétrica de Itaipu por parte de Brasil e Paraguai será realizada em 2023 em um "contexto positivo", disse nesta terça-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Segundo ele, isso se deve aos esforços empenhados na quitação das dívidas de construção do empreendimento dentro do prazo originalmente planejado. O custo desse empréstimo, que estará totalmente amortizado em 2023, já chegou a representar mais da metade do preço da energia de Itaipu, acrescentou.

Albuquerque disse ainda que a pasta tem se preparado tecnicamente para as negociações desde o início da gestão Bolsonaro, e tem contado com a colaboração de agentes do setor elétrico, consumidores e Ministério de Relações Exteriores.

"Temos contado com o conhecimento técnico de Itaipu, sempre se disposto a contribuir para o alcance de uma solução mutuamente favorável para os dois países."

Em 2023, Brasil e Paraguai vão discutir a revisão do Anexo C, parte do acordo que trata dos termos financeiros do empreendimento.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário