Ibovespa sobe com Vale, Petrobras e foco em tensões na Ucrânia

Publicado em 21/02/2022 12:40

Logotipo Reuters

O principal índice da bolsa brasileira subia nesta segunda-feira, com impulso de ações de exportadoras de commodities mediado pelos desdobramentos de tensões geopolíticas na Ucrânia.

Ações do grupo de varejo Americanas recuavam após sites da empresa saírem do ar em meio a ataques digitais, enquanto Vale e Petrobras avançavam.

A volatilidade, que já estava elevada nas últimas sessões, dada as incertezas em torno da crise na Ucrânia, é potencializada pela baixa liquidez, já que os mercados nos Estados Unidos estão fechados por causa de feriado.

Às 11:54, o Ibovespa subia 0,41%, a 113.347,76 pontos. O volume financeiro era de 5 bilhões de reais.

Militares russos disseram nesta segunda-feira que tropas e guardas de fronteira impediram um grupo de "reconhecimento" de cruzar a fronteira da Rússia a partir da Ucrânia e que cinco pessoas foram mortas, segundo agências de notícias russas. A Ucrânia classificou a notícia como falsa.

Mais cedo, esperanças sobre uma saída diplomática para uma das mais perigosas crises europeias em décadas foram renovadas, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que o mandatário norte-americano, Joe Biden, e sua contraparte russa, Vladimir Putin, concordaram em princípio com um encontro para tratar da Ucrânia.

O Kremlin, entretanto, nega que existam planos concretos para uma cúpula entre os dois presidentes, embora tenha dito que um telefonema possa ocorrer.

O índice pan-europeu STOXX 600 caía mais de 1%.

Na cena local, o dia terá palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 15h.

DESTAQUES

- AMERICANAS ON caía 4,5% após suspender parte dos servidores de sua plataforma de comércio eletrônico depois de identificar riscos de "acesso não autorizado" no fim de semana. Os sites Americanas e Submarino ainda estavam fora do ar às 12h02 desta segunda-feira.

- VALE ON tinha alta de 2,2% após o minério de ferro voltar a subir na Ásia. Medidas de contenção de preços na semana passada impactaram negativamente as cotações da commodity. CSN, que tem uma considerável operação de mineração, subia 2,2%, e a controlada CSN Mineração avançava 1,6%.

- PETROBRAS PN e ON avançavam 1,8% cada, diante de alta nos preços do petróleo. PETRORIO ON tinha alta de 2,3% e 3R PETROLEUM ON ganhava 3,1%.

- RUMO ON avançava 4,5%, recuperando-se parcialmente da queda de 8,8% na sessão anterior, que sucedeu a divulgação de balanço financeiro de quarto trimestre pela companhia.

- EMBRAER ON caía 2,5% depois de anunciar pausa de três anos no programa de desenvolvimento do jato E175-E2, diante de condições de mercado e discussões técnicas sobre limite de peso máximo de decolagem. A companhia também divulgou dados operacionais e anunciou que sua carteira de pedidos firmes atingiu no final de 2021 o nível mais alto desde o segundo trimestre de 2018.

- SABESP ON subia 3,2%, quinta sessão consecutiva de alta.

- MARFRIG ON caía 3%, depois que seu conselho de administração decidiu que a companhia deve exercer seus direitos de acionista para passar a influenciar na administração da rival BRF, cujas ações cediam 1,5%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário