Bank of America eleva projeção para Selic a 12,25% após ata do Copom

Publicado em 08/02/2022 11:52

Logotipo Reuters

O Bank of America elevou sua projeção para o patamar da taxa básica de juros ao fim do atual ciclo de aperto monetário do Banco Central do Brasil a 12,25%, contra estimativa anterior de Selic terminal de 11,25%.

A revisão do BofA veio após a divulgação nesta terça-feira da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), que, segundo o banco privado norte-americano, adotou tom mais "hawkish" (duro no combate à inflação) do que o visto no comunicado de quarta-feira passada, quando a taxa Selic foi elevada em 1,5 ponto percentual, a 10,75% ao ano.

"O BC afirmou que a desaceleração do ritmo de alta de juros é o caminho mais adequado para alcançar a convergência da inflação à meta e reancorar as expectativas, mas sugeriu que haverá mais ajustes à frente, em vez de uma alta final em março, como esperávamos", explicou em relatório David Beker, chefe de economia no Brasil do BofA.

Segundo o banco privado, a taxa Selic subirá 1 ponto percentual em março, ajuste que será seguido de alta de 0,5 ponto em maio. Anteriormente, a expectativa do BofA era de elevação final de 0,5 ponto no mês que vem.

Na ata do Copom, o BC optou por não indicar aos mercados qual será a magnitude da alta de juros da próxima reunião do colegiado, em março. A autarquia, no entanto, afirmou que o ciclo de aperto deverá ser mais contracionista do que o utilizado no cenário de referência ao longo do horizonte relevante, o qual previa uma Selic de 12% no primeiro semestre de 2022, de 11,75% no final deste ano e de 8% em 2023.

"Isso pode sinalizar tanto uma taxa terminal mais alta, seguida de cortes de juros, ou o mesmo nível terminal com adiamento do ciclo de afrouxamento previsto no cenário de referência", disse Beker.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário