Ibovespa vira para o positivo com Petrobras, Vale e exterior

Publicado em 04/02/2022 15:18

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira passava a subir nesta sexta-feira, após abertura negativa, com suporte das empresas petrolíferas, que aceleraram a alta acompanhando movimento dos preços da commodity, e diante de melhora em Wall Street.

Às 14:58, o Ibovespa subia 0,45 %, a 112.194,45 pontos. O volume financeiro era de 15,2 bilhões de reais.

Com a recuperação na sessão, o Ibovespa acumulava alta de 0,3% na semana, no que seria a quarta semana seguida de avanço.

A ação preferencial da Petrobras subia 2,7%, enquanto o papel de PetroRio tinha alta de 5,9%. O petróleo renovou maior patamar em sete anos nesta sexta-feira, em meio a temores com a oferta por conta de tensões geopolíticas e especialmente uma tempestade de inverno nos EUA.

Além disso, os papéis da mineradora Vale, ação de maior peso no índice, subiam 2,2%.

"É o que está contribuindo mais para o índice", disse Bruna Marcelino, estrategista-chefe da Necton Investimentos, em referência ao impacto da alta do petróleo nas ações do setor.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq subiam 0,4% e 1,2%, respectivamente, enquanto o Dow Jones caía 0,1%. Os três índices caminhavam para alta semanal.

A dinâmica das bolsas nos EUA mesclava otimismo após resultados positivos da Amazon, após forte queda do setor de tecnologia na véspera, e temor com inflação, depois de dado de emprego acima da expectativa do mercado.

Os EUA criaram 467 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em janeiro. A estimativa de economistas era de abertura de 150 mil vagas. E o dado de dezembro foi revisado para cima, de 199 mil para 510 mil. A taxa de desemprego em janeiro foi de 4%, ante 3,9% das projeções.

O resultado impulsionou apostas de uma postura mais dura do Federal Reserve em seu esperado aperto monetário.

"Estamos acompanhando as bolsas dos EUA, que deram uma melhorada. O rumo do fechamento estará atrelado ao desempenho de lá", disse Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora.

Localmente, o tema preços dos combustíveis segue no radar, após nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vir à tona, permitindo que União, Estados e municípios reduzam ou zerem alíquotas de tributos sobre combustíveis e gás.

O ministério da Economia estima perda anual de até 54 bilhões de reais para a União caso a proposta se concretize, disse à Reuters uma fonte da pasta a par do assunto.

A proposta "é bem danosa e restaura preocupações piores do que as observadas anteriormente", escreveu em comentário Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, destacando que a PEC não traz necessidade de compensação.

Entre os destaques corporativos, Ecorodovias caía 5,7%, após empresa destituir Gianfranco Catrini do cargo de presidente-executivo menos de dois meses após ter sido eleito. Os papéis de Cielo subiam 8,2%, após tombarem na véspera na sequência de resultados trimestrais.

(Por Andre Romani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário