Produção de petróleo e gás condensado da Rússia em janeiro sobe para 11 milhões de bpd
MOSCOU (Reuters) - A produção russa de petróleo e gás condensado subiu em janeiro para 11 milhões de barris por dia (bpd), um nível não visto desde abril de 2020, segundo cálculos da Reuters com base em um relatório da Interfax nesta quarta-feira que citou dados do Ministério da Energia.
A Rússia vem restaurando sua produção de petróleo em conjunto com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, um grupo conhecido como Opep+, em meio a uma recuperação da demanda, que havia sido prejudicada pela pandemia.
A produção russa de petróleo e gás condensado aumentou no mês passado de 10,90 milhões de bpd em dezembro. Em toneladas, a produção foi de 46,53 milhões em janeiro, informou a Interfax, ante 46,11 milhões em dezembro.
Em abril de 2020, a Rússia concordou em reduzir sua produção de petróleo em mais de 2 milhões de bpd, um corte voluntário sem precedentes, juntamente com outros principais produtores de petróleo e a Opep. Sua produção de condensado de óleo e gás era então superior a 11,3 milhões de bpd.
(Por Maria Kiselyova e Vladimir Soldatkin)
0 comentário
Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe