Tomate/Cepea: Maior oferta pressiona cotações em janeiro

Publicado em 01/02/2022 11:14

O preço do tomate salada AA se reduziu no mês de janeiro, devido à maior oferta frente a dezembro. Além da proximidade do pico de colheita em grande parte das praças de verão, como Itapeva (SP), Venda Nova do Imigrante (ES) e Caçador (SC), a onda calor que atingiu diversas regiões do País nas últimas duas semanas acelerou a maturação dos frutos.

O valor médio do tomate salada AA reduziu 4,43% em janeiro/22 frente a dezembro/21, a R$ 59,12/cx (ponderado por classificação). Apesar da retração, a rentabilidade continuou positiva, com cotações 46% acima dos custos de produção no período. 

Na primeira quinzena de janeiro/22, precipitações volumosas atingiram algumas regiões produtoras, principalmente na Bahia e no Sudeste. Com isso, a qualidade dos tomates foi afetada, além de aumentar a proliferação de doenças. Por outro lado, a população de pragas se reduziu e as chuvas contribuíram para o abastecimento dos reservatórios de água para irrigação. 

Na segunda quinzena do mês, porém, o calor intenso ganhou força em todo o País e as chuvas se reduziram no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Com isso, os danos relacionados à qualidade foram minimizados, mas o clima quente aumentou o ritmo de maturação dos frutos. Já no Sul, onde o problema vinha sendo a seca, as precipitações retornaram, ainda que de forma irregular. As praças de Caçador (SC) e Caxias do Sul (RS) precisaram economizar água para irrigação e, consequentemente, os frutos estão com calibre menor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário