Petrobras inicia testes no Polo GasLub em Itaboraí

Publicado em 31/01/2022 14:37

Logotipo Reuters

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras iniciou nesta segunda-feira testes na nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), um importante passo para o início de sua operação neste ano, segundo comunicado da empresa enviado à imprensa.

Para o início dos testes, o Polo GasLub passou a receber gás natural não processado do Terminal de Cabiúnas, detalhou a companhia, que realizou nesta segunda-feira um evento com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Jair Bolsonaro.

O projeto da UPGN contará ainda com um gasoduto chamado Rota 3, que trará o insumo do pré-sal. Junto com o gasoduto, o empreendimento prevê capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o empreendimento poderá aumentar a produção brasileira em 20%.

Quando a UPGN estiver em operação, além do gás do pré-sal da Bacia de Santos, receberá gás também dos demais ativos que utilizam o Sistema Integrado de Escoamento (SIE), via Projeto Integrado Rota 3.

Juntos, o Rota 3 e as Rotas 1 (UPGN Caraguatatuba/SP) e 2 (Terminal Cabiúnas/RJ) --as duas últimas já em operação-- disponibilizarão capacidade total para escoar 44 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

"Mais que um conjunto de instalações e de unidades de processamento, estamos tratando de um projeto multipropósito de grande valor estratégico para o Brasil, que contribuirá para uma maior segurança energética nacional", disse em nota o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.

"O gás natural que chega a Itaboraí nos faz vislumbrar um cenário promissor para a atração de petroquímicas, siderúrgicas, usinas de fertilizantes, fábricas de vidro e cerâmica, entre diversas outras indústrias, que conformarão o ora sonhado Complexo Industrial do GasLub."

MARCO SIMBÓLICO

A Petrobras frisou em nota que o início dos testes "é um marco simbólico, pois representa a retomada e o saneamento do antigo Comperj, cujas obras e promessas iniciaram-se em 2006 e representaram prejuízo de 28,3 bilhões de reais para a sociedade brasileira".

O empreendimento ficou um período paralisado após ser envolvido em diversas denúncias de corrupção no âmbito da operação Lava Jato.

A entrada de gás natural no Polo GasLub ocorre através do gasoduto Guapimirim-Comperj I (Gaserj) e viabiliza o início das operações dos sistemas de utilidades, principalmente da Unidade de Geração e Distribuição de Vapor. Esses sistemas garantirão o fornecimento das instalações e equipamentos necessários para a entrada em operação da UPGN neste ano.

Além das unidades que estão entrando em fase de testes, já estão funcionando a estação de tratamento de água, as subestações responsáveis pela distribuição da energia elétrica para o empreendimento, o Centro Integrado de Controle (CIC), os sistemas de utilidades auxiliares e o 'flare' (equipamento que realiza a queima de gases residuais).

A Petrobras reiterou ainda que seu Plano Estratégico 2022-2026 prevê avaliar a integração dos ativos da Polo GasLub Itaboraí com a refinaria Duque de Caxias (Reduc), para produção de óleos lubrificantes básicos e combustíveis, com investimento de 1,5 bilhão de dólares.

Também está em estudos a construção de uma usina termelétrica no Polo GasLub.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário