NOAA indica que última semana de janeiro pode ter boas chuvas em grande parte do Brasil
De acordo com a atualização de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (19) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a última semana de janeiro deve trazer bons volumes de chuva para boa parte do Brasil, inclusive para a região Sul que vem sofrendo bastante com a seca prolongada e com as elevadas temperaturas dos últimos dias.
Segundo o modelo norte-americano, entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro, as chuvas podem atingir toda a região Sul do Brasil, com destaque que algumas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que podem receber acumulados entre 80mm e 90mm no período. O modelo mostra ainda o avanço da umidade também no Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos e de forma ainda mais irregular.
Neste período, também é previsto chuva para o Brasil Central. O modelo de previsão estendida mostra condições favoráveis em todas as áreas, destacando o norte do Mato Grosso que deve receber os maiores volumes no período.
No Matopiba, a tendência é de chuva mais significativa no Maranhão, com precipitação prevista entre 90mm e 100mm. Também há condição para chuva nas demais áreas da região, porém com volumes mais baixos.
Até lá, as condições continuam sendo de pancadas de chuvas apresentando irregularidade e com volumes mais expressivos no norte do país. Entre os dias 19 e 27 de janeiro, o NOAA mostra ainda previsão de chuva em Minas Gerais, com precipitação entre 40mm e 60mm no período. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na previsão desta quarta-feira (18), válido em toda a região central do país.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
A consultoria Climatempo alerta para fortes temporais no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira nas próximas 24 horas. "Estão previstos fortes temporais que vão ocorrer entre à tarde e à noite, depois de um dia marcado por sol e calor. As pancadas de chuva vem acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de até 50km/h. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo", afirma a previsão.
O Inmet mantém ainda nesta quarta, o aviso de alerta laranja para onda intensa de calor na região Sul do Brasil. Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a área com temperaturas elevadas já diminuiu, mas a faixa oeste da região terá mais um dia de calor intenso, segundo o especialista, as temperaturas máximas podem bater a casa dos 42 graus.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (19) para todo o Brasil