Projeto ampliará acesso à inseminação artificial para produtores de leite
A ABS, líder do setor de genética bovina, continua engajada no seu compromisso de democratizar o acesso à genética e à inseminação artificial (IA). Em Dom Bosco (MG), a empresa está dando início a um projeto inovador, em parceria com o governo municipal da cidade, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Serviços Rurais & Meio Ambiente, que irá levar o melhoramento genético a produtores de leite locais.
O projeto, criado pela prefeitura de Dom Bosco, prevê a doação de doses de sêmen e mão de obra para execução dos protocolos de inseminação artificial. Entre as empresas que se propuseram a participar da iniciativa, a ABS foi a escolhida – resultado não só da qualidade da sua genética, mas da competência do seu time técnico, como explica o técnico Produto Leite, Marcus Vinícius Rosa da Silva.
"A prefeitura doará o sêmen com genética ABS e os hormônios para os protocolos de indução de cio, além da mão de obra para execução desses protocolos, por meio de uma médica veterinária, utilizando apenas recursos do governo municipal. O time técnico ABS ficará responsável pelo auxílio aos produtores e à própria equipe do poder público, assegurando a otimização de cada fase do processo, como o manejo dos animais", comenta.
Além de proporcionar avanços de lucratividade e produtividade nas fazendas leiteiras, o projeto também contribui de forma significativa para a ampliação do acesso à genética e às tecnologias reprodutivas.
"Cerca de 80 a 90% dos produtores participantes nunca fizeram inseminações nos seus rebanhos. É uma grande oportunidade para levar ao pequeno produtor as vantagens do melhoramento genético. As expectativas para esse projeto são as melhores possíveis", comemora Marcus.
A equipe técnica da ABS fez visitas preliminares às propriedades leiteiras da região para selecionar os produtores aptos a participar da iniciativa. "Qualquer produtor que tenha a estrutura básica para receber a inseminação artificial está apto a receber as doses de sêmen do projeto", diz o técnico.
A primeira remessa de sêmen soma 500 doses de genética das raças Holandesa e Girolando. Uma segunda remessa, com a mesma quantidade, já está prevista para ser entregue nas propriedades.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios