Chuva alaga lavouras de soja no Tocantins e prejudica infraestrutura para escoar a produção
Podcast
Realidades da Safra - SOJA
A safra de soja 2021/22 começou bastante positiva em Tocantins com a expectativa de superar a marca de 4 milhões de toneladas produzidas. Porém, os últimos meses foram de excesso de chuvas, o que está impactando as lavouras.
Segundo o presidente da Aprosoja Tocantins, Dari Fronza, quase todas as regiões do estado estão registrando precipitações muito acima das médias e isso está impossibilitando que os produtores entrem em campo para realizar as aplicações de defensivos e, consequentemente, aumentando a pressão para doenças como mofo branco e antracnose.
Outro ponto que gera bastante preocupação é que com a proximidade da colheita, que deve começar em 20 dias, há dúvidas sobre a possibilidade de realmente colocar as colheitadeiras em campo para trabalhar, além de muitas estradas tocantinenses terem sido afetadas pelas chuvas, o que irá dificultar o escoamento da produção.
Olhando para o mercado, Fronza aponta que 45% da produção foi negociada antecipadamente, um volume suficiente para garantir o custeio das lavouras. Agora, os produtores devem aguardar um pouco mais antes de fecharem novas negociações, até para esperar os reais efeitos das chuvas.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja TO no vídeo.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira