Pequim atende aos padrões estatais de qualidade do ar pela primeira vez em 2021

Publicado em 04/01/2022 13:05

Logotipo Reuters

Por David Stanway

PEQUIM (Reuters) - A capital da China, Pequim, cumpriu pela primeira vez os padrões estatais de qualidade do ar no ano passado, informaram autoridades nesta terça-feira, um marco elogiado por especialistas, que também alertaram que a poluição continua alta em uma das cidades mais populosas do mundo.

A China declarou guerra à poluição em 2014 após uma série de concentrações de fumaça nociva em Pequim e em outros lugares desencadear indignação pública generalizada, o que acarretou em esforços conjuntos para cortar o consumo de carvão, reduzir as emissões em transportes, realocar a indústria de base e reprimir as violações.

"As melhorias são reais... e estão acontecendo em todo o cinturão industrial ao redor de Pequim, assim como em grande parte do resto do país", disse Lauri Myllyvirta, analista-chefe do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo. Mas ele alertou que a poluição continua alta o suficiente para "constituir um risco permanente à saúde dos residentes".

A média anual de pequenas partículas nocivas transportadas pelo ar, conhecidas como PM2.5, foi de 33 microgramas por metro cúbico, quase sete vezes maior do que o nível de 5 microgramas recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas essa leitura representa uma queda de 13% em comparação com o ano anterior e atendeu pela primeira vez ao padrão provisório da China de 35 microgramas, disseram autoridades durante um briefing nesta terça-feira.

Yu Jianhua, vice-chefe do departamento de proteção ambiental de Pequim, descreveu os esforços da cidade na última década, bem como a velocidade de suas melhorias, como "sem precedentes".

Os moradores de Pequim desfrutaram de quase quatro meses a mais de céu claro no ano passado em comparação com 2013, acrescentou ele.

"Melhorias adicionais exigirão uma mudança do carvão e do petróleo para a energia limpa", disse Myllyvirta.

(Por redação de Pequim e David Stanway; reportagem adicional de Kanupriya Kapoor em Cingapura)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    AQUI NA AMAZÕNIA MATOGROSSENSE HÁ MAIS DE 40 ANOS QUE ESTAMOS EM SINOP-MT, Saímos do 50% de preservação para 80% ato do democrata Fernando H. Card eu Queria Saber que paga o nosso custo de manutenção de açeiros, carcas, de depredação, das Reservas , Sem Receber por tudo o que estamos fazendo pelo Oxigênio e as Águas Limpas que mantemos , Perguntamos ; está na Hora de acordar, Haveremos direito de Ressarcimento. O custo não é por Nada e o Benefício do Planeta É Eterno !!!!!!!!!!!!! ???????????

    2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ELVIO ZANINI ... Acho que o Sr. não "enxergou" direito o que está escrito na notícia ...

      Vou tentar ajudá-lo: Pequim atende aos PADRÕES ESTATAIS de qualidade do ar ...

      AÍ VEM A PEERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR ... ... "QUEM É O ESTADO CHINÊS" ???

      Até que me provem o contrário, desde 1949 a China vive sob um regime comunista implantado por MAO TSE TUNG ... Lá quem DITA O QUE É & O QUE NÃO É ... ... É O PARTIDO COMUNISTA CHINÊS

      & ... OBEDECE ... OS QUE ESTÃO VIVOS !!!

      ESSA É A REGRA ... SENDO EXPRESSAMENTE NEGADA AS EXCEÇÕES !!!

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ELVIO ZANINI ... RESPIRE FUNDO !!! ... ISSO, BEM FUNDO !!!

      LEIA DEVAGAR ...

      As queixas são as mesmas do Padre Luizinho. "A madeira é a vestimenta da terra. O solo não se sustenta sem ela. A caatinga guarda as águas, mantem a umidade da terra. Sem a madeira ocorre a desertificação e o assoreamento. Muitas partes do Sertão estão em processo de desertificação em consequência da retirada irresponsável e desordenada da caatinga", lamenta o padre. "Enquanto os comerciantes de madeira enriquecem, a terra e o povo da região vai empobrecendo, ficando sem água".

      Então esse é um (entre muitos) de 2016. Onde os sertanejos estavam realizando protestos ao governador do estado.

      E, aonde isso estava acontecendo?

      PASME !!! ... NA REGIÃO DE PETROLINA-PE.

      Segue o link ... https://www.brasildefato.com.br/2016/07/29/movimentos-denunciam-desmatamento-da-caatinga-e-descaso-do-governo-de-pernambuco

      Lênin disse: "acuse-os do que você faz, chame-os do que você é?"

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Coloquei a data "2016" ... Pra não "colocarem" a CULPA NO BOLSONARO !!!

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      RESPOSTA ... (de um bosta ao DOUTO "BÈNDÀN" !!!)

      Lênin disse: "acuse-os do que você faz, chame-os do que você é?"

      1
    • Orlando Jung Anapolis - GO

      -Como você define um comunista?

      -Bem, é alguém que leu Marx e Lenin.

      -E como você identifica uma anti-comunista?

      -É alguém que leu e entendeu Marx e Lenin." (Ronald Reagan)

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      ORLANDO JUNG ... Bem isso !!!

      Mas, vou tomar a liberdade de colocar um "aditivo"

      No país existe um exército de "analfabetos funcionais", fruto do sistema de ensino que usa as técnicas "freirianas"... Então quando vemos "sujeitos", soldados desse exército que leem MARX e, se dizem superiores a maioria da humanidade ...

      SO NOS RESTA ... IGNORÁ-LOS !!!

      Ou, de vez em quando ... Sentir o veneno de suas línguas viperinas ... Para não nos esquecermos que: HÁ SUJEITOS QUE PENSAM E AGEM COM O OBJETIVO DE: ... "NEGAR A REALIDADE" !!!

      0