China alerta para "medidas drásticas" se Taiwan buscar independência

Publicado em 29/12/2021 10:31

Logotipo Reuters

PEQUIM (Reuters) - A China adotará "medidas drásticas" se Taiwan promover ações visando a independência, alertou uma autoridade chinesa nesta quarta-feira, acrescentando que as provocações taiwanesas e as interferências externas podem se intensificar no próximo ano.

A China reivindica Taiwan, que tem um governo democrático, como seu próprio território, tendo reforçado sua pressão militar e diplomática nos últimos dois anos para afirmar sua reivindicação de soberania, o que causa revolta na ilha e preocupações nos Estados Unidos.

A China está disposta a fazer de tudo para buscar uma reunificação pacífica com Taiwan, mas agirá se qualquer linha vermelha a respeito da independência for cruzada, disse Ma Xiaoguang, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan, em um briefing à mídia.

"Se forças separatistas de Taiwan que buscam a independência provocarem, usarem força ou mesmo romperem qualquer linha vermelha, teremos que adotar medidas drásticas", disse Ma.

Taiwan se tornou um fator central das relações tensionadas da China com os EUA, país que é o apoiador internacional e fornecedor de armas mais importantes da ilha apesar da inexistência de laços diplomáticos formais.

A China descreve a ilha com frequência como a questão mais delicada das relações com os EUA.

Ma disse que uma provocação de forças pró-independência e uma "intervenção externa" podem se tornar "mais agudas e mais intensas" nos próximos meses.

"No ano que vem, a situação no Estreito de Taiwan se tornará mais complexa e grave", disse.

O governo chinês enviou diversas missões aéreas ao Estreito de Taiwan nos últimos meses para pressionar Taiwan, que diz que não cederá a quaisquer ameaças.

Embora os EUA só reconheçam uma China, são obrigados por lei a proporcionar a Taiwan os meios de se defender e há tempos seguem a política de "ambiguidade estratégica" no tocante a uma eventual intervenção militar para proteger Taiwan no caso de um ataque chinês.

O governo derrotado da República da China fugiu para Taiwan em 1949 depois de perder uma guerra civil para os comunistas, que estabeleceram a República Popular da China.

(Por Ryan Woo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Nenhuma Nação poderá Ser Escravisada por qualquer terceiro,; Estamos no Século 20 e no ano 2022 Chegando de Imediato, o tema é liberdade, liberdade, confiança, e Patriotísmo...

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Recentemente, Li Yang, ex-cônsul geral da China no Rio de Janeiro e atualmente conselheiro do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores chinês, alfinetou o governo dos Estados Unidos ao retweetar uma mensagem de um partido de extrema esquerda americano que apontava que 415 mil pessoas morreram de Covid-19 nos EUA e apenas duas na China em 2021: "Os políticos americanos acreditam firmemente que devem se preocupar com o alegado problema dos direitos humanos na China!".

      Veja que, alguns chineses "se acham a última cereja do bolo" e, se manifestam como semi-deuses. São uns medíocres.

      Segundo o relatório do próprio PCC chinês, no país já morreram 4.636 pessoas de Covid-19, desde o surgimento da doença. Como vocês deixaram?

      O Turcomenistão, país da Ásia Central que faz fronteira com o Cazaquistão a noroeste, Uzbequistão a nordeste e leste, Afeganistão a sudeste, Irã ao sul e sudoeste, e o mar Cáspio a oeste... NÃO MORREU NINGUÉM DE COVID-19 !!!

      SABEM POR QUE ?

      LÁ É PROIBIDO USAR ESSA PALAVRA !!! QUEM A USAR É CONDENADO À MORTE !!!

      TÁ VENDO, COMO EXISTE GENTE MAIS "EFICIENTE" QUE O PCC CHINÊS !!!

      4
    • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

      Está morrendo muito mais de gripe do que de covid, mas o que importa pra eles são os números da covid para decretarem leis e encherem os bolsos. Só queria saber de quanto é a comissão da vacina. Alias, parece que os vacinados perderam completamente a imunidade pois só eles estão se infectando com os dois virus. Dizem que ja há casos de dupla infecção (influenza e covid), ja deram até o nome de FLURONA, Talvez em homenagem ao Fluminense, pois o surto de gripe começou por lá. Eu poria o nome de OTÁRIUM. Uma coisa é certa, mascara e alcool não seguraram nem essa gripezinha, mas o carnaval vem aí, daí sim teremos muitos cruzamentos de variantes, talves pegue melhor o nome Otárium.

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Sr Adilson Dudeck, muito boa a colocação. Eu suponho que nós, brasileiros, já estejamos com imunidade de rebanho, além de sermos uma raça mestiça, as quais sempre se tornam mais resistente a doenças de uma forma geral, espero que eu tenha razão. Hehehe. Mas realmente temos que ficar atentos, teorias diversas são relatadas todos os dias.

      Minha filha esta com a dupla. Exame na mão. A COVID não a esta prejudicando, o que está mais sério com febres altas, é a influenza. Com 30 anos, ela já estava vacinada com duas doses da Pfizer.

      0