China inaugura usina gigante movida a carvão apesar de pressão por cortes

Publicado em 28/12/2021 13:23

Logotipo Reuters

A China, sob pressão por aprovar novas usinas a carvão enquanto outros países tentam reduzir os gases de efeito estufa, concluiu a primeira unidade de 1.000 megawatts da usina de Shanghaimiao, a maior do gênero em construção no país.

Sua operadora, a Guodian Power Shanghaimiao Corporation, uma subsidiária da estatal China Energy Investment Corporation, disse nesta terça-feira que a tecnologia da usina era a mais eficiente do mundo, com as menores taxas de consumo de carvão e água.

Localizada em Ordos, na região rica em carvão do noroeste da Mongólia Interior, a usina terá quatro unidades geradoras e foi projetada para fornecer energia à província costeira oriental de Shandong por meio de uma rede de ultra-alta voltagem de longa distância.

A China é responsável por mais da metade da geração global de energia a carvão e deve ver um aumento anual de 9% em 2021, informou um relatório da Agência Internacional de Energia publicado neste mês.

Pequim prometeu começar a reduzir o consumo de carvão, mas só o fará depois de 2025, dando aos desenvolvedores uma margem considerável para aumentar ainda mais a capacidade nos próximos quatro anos.

Um relatório publicado neste mês por pesquisadores da State Grid Corporation da China mostrou que as preocupações com a segurança energética significam que o país provavelmente construirá até 150 gigawatts (GW) de nova capacidade de energia a carvão no período de 2021-2025, elevando o total para 1.230 GW.

(Reportagem de David Stanway)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Greta… tenta falar alguma coisa para os chineses e vê se "cola" lá com eles. Quem sabe seus "esperneios" de garota mimada, sem conhecimento básico, terá alguma influência nas tomadas de decisões dos líderes daquele País. Veja se os canais de comunicação daquele País, lhe darão a oportunidade de ser ouvida.

    Aqui no Brasil, é tanta liberdade e pujança, que acabamos virando País da moda, na atualidade. É legal e "maneiro" falar do Brasil e suas riquezas naturais. É tanta liberdade nesse Brasil, que essas liberdades se confundem na relevância dos fatos e acabam virando bagunça de oportunistas para fazerem uma boquinha de pujança financeira. Aqui está cheio de jovens e grupos que adoram ouvir fantasias da sua boca, para torna los significantes e, esses grupos, empresariais e institucionais, adoram ganhar dinheiro com isso, fazem o resto da pujança financeira. Aqui é o País o qual dança se carnaval conforme os interesses dos grupos e políticos relacionados. Corona virus, seja qual for, aqui só é considerado como pandemia, quando os governadores dos estados precisam arrecadar uma grana para seu próprio usufruto.

    Mas essa farra com o dinheiro público e a pujança de excessos e desrespeito a nossa soberania, está diminuindo e vai acabar.

    Com a nossa nova

    Linha de governança, através do nosso presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, estamos a caminho de uma sociedade mais esclarecida, madura e inteligente. Com essa nova linha de governança, teremos, em pouco tempo, escolas de qualidade, um sistema de ensino competente e com professores realmente capacitados para educarem nossas crianças e nossos jovens. Assim seremos uma noção mais forte culturalmente e intelectualmente. Dessa forma teremos uma sociedade mais capaz de discernir as diferenças entre as informações que realmente contribuem para nos tornamos uma sociedade melhor e mais justa, das que não servem para nada ou não possuem nenhuma relevância para a nossa sociedade brasileira.

    Seus comentários fazem parte dessas informações inúteis, sem nenhum embasamento técnico. Coisa de ignorante.

    8
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ALOÍSIO .... KDÊ O "BÈNDÀN" ???

      O "ANJO" PAPOU !!!

      1
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    E aqui no Brasil o boi não pode soltar um pum naturalmente que as ONGs e os debilóites de plantão já querem exterminá-lo.

    0