ABPA se posiciona sobre possibilidade da não-continuação da desoneração da Folha de Pagamento
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a avicultura e a suinocultura do País, manifesta a preocupação de todo o setor produtivo nacional diante de manifestações que indicariam a possibilidade da não-continuação da desoneração da Folha de Pagamento.
Aprovado na Câmara e no Senado por meio do Projeto de Lei n° 2541/2021 (que altera a Lei nº 12.546/2011 para estender o prazo de vigência da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta), a manutenção da política tributária voltada ao estímulo do emprego e da renda junto aos 17 setores que mais geram postos de trabalho aguardava sanção presidencial.
Além da aprovação na Câmara e no Senado, cabe lembrar que o presidente da República, Jair Bolsonaro, firmou compromisso público de prorrogar a desoneração por mais dois anos. O compromisso foi apresentado e referendado, também, em reunião com presença de representantes dos setores contemplados e de ministros de Governo – entre eles, o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Por este motivo, o setor confia em uma solução técnica plausível, haja visto que já estão contempladas na Lei Orçamentária Anual (LOA) outras compensações que possibilitam a desoneração.
Importante lembrar, também, que uma eventual reoneração poderia causar impactos diretos nos custos de produção, agravando o quadro inflacionário dos alimentos decorrente das altas históricas de insumos, além da suspensão imediata das contratações e um provável risco de perda de mão de obra em meio à retomada econômica.
Sobre a avicultura e a suinocultura do Brasil: são setores que empregam 4 milhões de trabalhadores direta e indiretamente – 500 mil postos de trabalho são gerados apenas nas plantas frigoríficas. Apenas durante o ano de 2020, em meio à pandemia, as agroindústrias do setor contrataram mais de 20 mil trabalhadores, com o aumento da produção de alimentos para o abastecimento interno.
0 comentário
Mercado dos suínos apresenta estabilidade nesta 4ª feira
Frango: Preços apresentam queda de 0,67% no atacado paulista nesta 4ª feira
Abertura de mercado na Bósnia e Herzegovina para exportação de carne de aves
Preços dos suínos seguem estáveis nesta 3ª feira, mas tendência é de firmeza no curto prazo
Cotação do frango no atacado paulista registra queda de 0,66% nesta 3ª feira
ABPA recebeu positivamente a retratação apresentada CEO global do Carrefour