General ex-ministro de Bolsonaro será secretário-geral do TSE nas eleições

Publicado em 14/12/2021 17:36

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) -O general Fernando Azevedo, que foi ministro da Defesa do presidente Jair Bolsonaro, será o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022, disseram duas fontes com conhecimento da decisão nesta terça-feira.

A informação da ida de Azevedo para o TSE, que ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano, foi noticiada primeiramente pelo site da revista Veja e confirmada pela Reuters.

No novo cargo, o general ficará responsável por gerir licitações e questões administrativas, e terá sob sua alçada a secretaria de Tecnologia da Informação, que é responsável por cuidar de acertos em relação às urnas eletrônicas.

Bolsonaro fez duras críticas este ano ao TSE e contestou a confiança das urnas eletrônicas, afirmando que elas seriam passíveis de fraude. Ele chegou até a insinuar que poderia não aceitar o resultado das eleições do próximo ano com o atual modelo -- ele queria a impressão do voto pelas urnas.

Entretanto, a Câmara dos Deputados rejeitou a mudança do sistema e desde então o presidente reduziu as críticas às urnas, também após um comitê do TSE para verificar a legalidade dos aparelhos de votação ter incluído um representante das Forças Armadas.

Azevedo assumirá o cargo no TSE durante a presidência do ministro Edson Fachin e permanecerá à frente também na gestão Alexandre de Moraes, que comandará a corte durante as eleições, de acordo com as fontes.

O futuro secretário-geral do TSE deixou o cargo de ministro da Defesa em março, após Bolsonaro ter dado indicações de que gostaria de estreitar laços com a cúpula das Forças Armadas, em meio a um embate do presidente com a cúpula do Judiciário.

Na ocasião, Bolsonaro deslocou o chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, para a Defesa e trocou os comandantes das três Forças: Exército, Marinha e Aeronáutica.

Antes de entrar para o governo, Azevedo foi assessor de Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

(Edição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário