História centenária de propriedade em Maracaju (MS) chega à 5ª geração em sucessão familiar
Podcast
Entrevista com Ana Nery e Gabrielle Terra Souza - Diretora e Gerente do Grupo Água Tirada
Com mais de 100 anos atuando no agronegócio, a família de Ana Nery Terra Souza e da filha, Gabriele Terra Souza, chega à 4ª e 5ª gerações, respectivamente, de sucessão familiar. A primeira sede da fazenda do grupo Água Tirada, localizado em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, começa com Adolfo Alves Ferreira, pai de Libório Ferreira de Souza, fundador da sede.
A história da família, da evolução na produção de gado de corte e genética, além da sucessão familiar será contada por Ana e Gabriele durante o evento Top Farmers 2021, realizado pelo Grupo Conecta em Campinas (SP) nos dias 1 e 2 de dezembro.
De acordo com Ana, a principal atividade na propriedade era a pecuária de corte, além da genética, e há cerca de 25 anos foram introduzidas outras culturas, como soja, milho e cana-de açúcar, tornando a produção integrada à criação de gado. "Meu sogro sempre foi muito cabeça aberta, e quando os filhos dele, meu marido e meu conhado, propuseram começar a mudar um pouco as coisas, ele aceitou muito bem", conta Ana.
Na propriedade do Grupo, as atividades são realizadas em sistema de plantio direto em que o milho é semeado juntamente com Brachiaria Ruziziensis para servir de cobertura para a terra e alimento para o gado. Parte do milho produzido, assim como os resíduos da soja e o bagaço da cana de açúcar são utilizados na formulação da ração do gado, que é acabado em semi confinamento e confinamento. A ração é produzida na própria fazenda, em uma fábrica anexa à unidade armazenadora da empresa.
Gabriele, a quinta geração da família, que atua em conjunto com a irmã e uma prima na linha sucessória, explica que, além de trazer as novidades do agronegócio, tecnologias, controle de dados, é preciso entender, respeitar e aprender com o passado. "A sucessão tem seus desafios, mas por outro lado é muito bom conhecer e reviver a história da família", disse.
0 comentário
Mensurar pegada de carbono é primeiro passo para descarbonizar a agricultura
Após queda nas exportações de carne de frango por embargos, RS deve ver estabilização em 2025, diz liderança
Ministério da Agricultura publica ato normativo que garante isonomia regulatória em processo de reavaliação de defensivos agrícolas
Caso Carrefour: para Ricardo Santin, falas problemáticas estão no contexto da possibilidade de acordo entre União Europeia e Mercosul
Uso do DDG na avicultura de corte é vantajoso, segundo especialista, mas ainda incipiente
Parceria entre empresas digitaliza 100% das suas operações de Barter, promovendo eficiência e transparência no agronegócio