Bolsonaro confirma filiação ao PL no dia 30

Publicado em 24/11/2021 14:45

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que "está tudo certo" para sua filiação ao PL, o que deve acontecer no próximo dia 30, em Brasília, e garantiu que foram acertados pontos de divergência sobre candidaturas locais em São Paulo e Estados do Nordeste.

"Dia 30, por volta de 10h30 da manhã, não sei se posso fazer nesse horário, mas em princípio terça-feira, está tudo certo. Acertamos São Paulo, alguns Estados do Nordeste. No macro foi tudo acertado com Valdemar (Costa Neto, presidente do partido). Sem problema. É uma pessoa que é conhecida por honrar a palavra, da minha parte também, e temos tudo para realmente ajudar na política brasileira", disse Bolsonaro ao voltar ao Planalto depois de uma cerimônia na Câmara dos Deputados.

Na véspera, o PL já havia informado em nota que a filiação de Bolsonaro irá ocorrer formalmente no dia 30.

A primeira data prevista para a filiação do presidente era no último dia 22. No entanto, Bolsonaro se incomodou ao descobrir que Valdemar teria dito aos filiados que poderiam manter seus acordos regionais, e também com a manutenção do acordo em que o PL apoiaria o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), na eleição estadual.

Garcia é o candidato de João Doria (PSDB), hoje um dos maiores inimigos políticos do presidente, e tiraria dele um palanque no maior Estado do país. A intenção de Bolsonaro é lançar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, como candidato a governador em SP. O ministro já teria aceitado, apesar de preferir uma vaga no Senado por Goiás.

Na semana passada, depois de uma reunião partidária, o presidente do PL anunciou que se havia chegado a um consenso. O acordo feito por Valdemar dentro do PL restringe alianças formais com partidos de oposição --especialmente o PT--, mas não deverá reprimir alianças informais. Também não há previsão de expulsão para quem não fizer campanha para Bolsonaro.

Mesmo sem 100% de garantias de que vai conseguir todo o apoio que gostaria no partido, Bolsonaro disse que está "tudo certo para ser um casamento em que seremos felizes para sempre."

O "felizes para sempre", porém, não costuma ser uma tradição do presidente. Este será o 9º partido ao qual Bolsonaro será filiado. Em dois casos, não houve trocas, mas o partido em que estava deu origem a um outro depois de uma fusão. Do PSL, pelo qual se elegeu presidente, ele saiu em 2019, brigado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário