Preços ao produtor na zona do euro têm alta recorde em setembro, diz Eurostat

Publicado em 04/11/2021 08:44

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor na zona do euro saltaram em setembro mais do que o esperado devido aos custos da energia, registrando a maior alta na série histórica, em um novo sinal das fortes pressões inflacionárias no bloco, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, estimou que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro subiram 2,7% em setembro sobre o mês anterior, avançando 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, no maior aumento já registrado para o bloco.

O salto também superou as expectativas, já que economistas consultados pela Reuters projetavam altas mensal de 2,2% e anual de 15,2%.

Os preços da energia avançaram 7,7% na comparação mensal e 40,7% na base anual, acelerando as altas. No entanto, excluindo energia, os preços tiveram alta de apenas 0,6% no mês, desacelerando ante os meses anteriores.

O aumento nos preços industriais seguem o avanço nos preços ao consumidor, que subiram 3,4% em setembro na base anual, de acordo com a Eurostat, que estimou alta de 4,1% em outubro.

As altas nos preços ao produtor normalmente se traduzem em custos mais elevados para os consumidores.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário