Tocantins deve vacinar 4,5 milhões de bovídeos na segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Publicado em 29/10/2021 14:55
A segunda etapa da campanha acontece no período entre 1º e 30 de novembro

Com um crescimento de 11% no rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) em 2021, em relação a 2020, alcançando 9,7 milhões de cabeças, o Tocantins consolida o setor pecuário como um dos grandes responsáveis pelo crescimento econômico do Estado. É neste cenário que o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), se prepara para a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que começará na segunda-feira, 1º, e seguirá até o dia 30 de novembro. 

Nesta etapa, a estimativa é que sejam vacinados 4,5 milhões de bovídeos com até dois anos de idade, declarados na campanha de maio de 2021. O Tocantins está há 24 anos livre da febre aftosa com vacinação, e a cada ano, vem mantendo altos índices de cobertura vacinal, o que demonstra o compromisso dos produtores rurais tocantinenses na defesa sanitária do rebanho. 

“A vacinação é fundamental para avançarmos sanitariamente, a declaração também é obrigatória, por isso o produtor rural após vacinar o rebanho deve ir ao escritório da Adapec do seu município munido da nota fiscal da compra da vacina, preencher a carta-aviso para comprovar que cumpriu o seu papel. O prazo para declarar é até o dia 10 de dezembro,” alerta o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Em busca de alcançar novos mercados, o Tocantins está se preparando para a retirada da vacinação contra febre aftosa para o próximo ano. “A Adapec vem trabalhando cuidadosamente para atender todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a fim de que, em breve possamos adquirir a certificação de zona livre da febre aftosa sem vacinação, e com isso, abrir novos mercados para a carne tocantinense, mas até lá é preciso vacinar o rebanho” disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Para eficácia da vacinação, a Agência recomenda cuidados no transporte, armazenamento e utilização da vacina. As vacinas devem permanecer na temperatura entre 2°C e 8°C até o momento da aplicação, utilizar agulhas novas e desinfetadas para evitar abcessos no gado, aplicar a dose de 2ml por animal na tábua no pescoço e procurar vacinar nos horários mais frescos do dia, início da manhã ou fim da tarde.

As doses do imunizante devem ser adquiridas em estabelecimentos agropecuários devidamente cadastrados na Adapec. A Agência orienta ainda que os pecuaristas aproveitem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.

Exportações
O Tocantins possui um rebanho de 9,7 milhões de bovídeos, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais. Em 2020 foram exportadas cerca 80 toneladas de carnes e seus derivados para 39 países, entre os principais compradores da carne tocantinense se destacaram: China, Hong Kong, Rússia, Egito e Emirados Árabes.

Solenidade da abertura oficial
O evento de lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa acontecerá no próximo dia 5 de novembro, às 10 horas, na Fazenda Nelore JAL, do proprietário José Luiz Boteon, no município de Araguaçu, na região sul do Tocantins.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência de Defesa Agropecuária do

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário