Carbono Neutro traz reflexos positivos ‘de ponta a ponta’ na produção agropecuária
Equilíbrio entre o social, econômico e ambiental. Esta é a premissa do desenvolvimento sustentável da agropecuária a partir de ações com foco na mitigação dos Gases Efeito Estufa (GEE). A neutralização do carbono e os reflexos positivos da aplicação são tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (15).
O Brasil vem desenvolvendo ao longo dos anos tecnologias que somam na mitigação dos gases e o agro tem sido um grande aliado no processo de compensação. O plantio de florestas comerciais, a integração entre 2 ou mais cultivos (ILPF – integração lavoura-pecuária-floresta) e a adoção permanente do plantio direto são as tecnologias protagonistas na compensação de CO2.
“Quando o carbono é absorvido em uma floresta ocorre o chamado sequestro de carbono da atmosfera (no ar), ou seja, a neutralização de carbono, que é retirado do meio ambiente e fixado na biomassa da planta ou no solo. Além de ajudar o meio ambiente, as árvores ajudam os animais, promovendo o bem-estar na produção pecuária”, explica a consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho.
Um estudo realizado pela Embrapa Gado de Corte aponta que cerca de 200 árvores por hectare seriam suficientes para neutralizar o metano emitido por 11 bovinos adultos por hectare ao ano, sendo que a taxa de lotação usual no Brasil é de um a 1,2 animal por hectare.
“O reflexo positivo do carbono neutro está no resultado. No caso da carne, por exemplo, além do produto final ser de qualidade e seguro, a eficiência da agropecuária está atrelada ao aumento da produtividade, à recuperação de pastagens degradas e ao conforto térmico para os animais, o que, consequentemente, impulsiona a exportação para mercados exigentes”, avalia.
0 comentário

O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão

Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas

Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas

Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo

Boi/Cepea: Oferta limitada e demanda firme sustentam preços

Pecuarista de Goiás adota ILPF e consolida pecuária sustentável na propriedade