Inmet: Quarta-feira de alerta para baixa umidade no BR Central e chuvas intensas no ES e BA
De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o primeiro dia de setembro será marcado por tempo seco em quase todo Brasil.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, se mantém o estado de alerta para chuvas intensas entre o Espírito Santo e Bahia, além de estado para baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil.
"O modelo mostra nos mostra a tendência de entrada de umidade no Brasil apenas a partir do dia 6, pelo sul do Rio Grande do Sul. Até lá, o tempo deve manter a característica de inverno, sem grandes alterações", comenta Andrea.
Em relação à baixa umidade relativa do ar, o Inmet emitiu três alertas para o Centro-Oeste, sendo eles: vermelho para o oeste do Mato Grosso, laranja entre o Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e oeste de Goiás e amarelo atingindo as demais áreas e válido também para áreas de Minas Gerais e Tocantins.
Para área em alerta vermelho, o Inmet destaca que "Umidade relativa do ar abaixo de 12%. Grande risco de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc)". Ontem os níveis chegaram a 11% em Cuiabá.
Já para o alerta laranja, a tendência é de umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, enquanto as áreas em amarelo podem registrar umidade do ar variando entre 30% e 20%.
Confira as áreas em alerta para baixa umidade relativa do ar nesta quarta-feira (1º):
Já quando o assunto é chuva, o Inmet emitiu alerta para chuvas intensas chuvas intensas válido no Espírito Santo e sul da Bahia.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial.
O modelo Cosmo prevê áreas de instabilidade atuando na região até dia 4, próximo sábado, com uma diminuição nos volumes de chuvas a cada dia. Depois da passagem desse sistema, o modelo mostra condição de tempo seco para todas áreas do país.
Confira a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), segue mantendo o retorno de chuvas para áreas do Brasil Central apenas na segunda semana do mês.
De acordo com o modelo, no período entre 9 e 17 de setembro, a tendência é de chuvas com precipitação de 60mm entre Santa Catarina e Paraná, além de mostrar tendência de formação de corredor de umidade. Segundo Andrea, com a troca de estação no próximo dia 22, a tendência é que as chuvas voltem a ser mais frequentes, com retorno gradativo até estabelecer efetivamente a estação chuvosa.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Construção secador por Rodrigo Stringhetta em Colíder-MT
Plantio do Milho por Juliano de Souza Carmo em Pontão-RS
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil