Previsão de chuvas de monções na Índia acima da média em setembro

Publicado em 01/09/2021 09:36

Logotipo Reuters

Por Mayank Bhardwaj

NOVA DELHI, 1 de setembro (Reuters) - A Índia deve receber chuvas acima da média em setembro, disse a agência meteorológica estatal nesta quarta-feira (1º), ajudando milhões de agricultores que tiveram que suportar chuvas irregulares em julho e agosto.

As chuvas de monções ficaram 10% acima da média em junho.

"De acordo com parâmetros climáticos, as chuvas devem ficar acima do normal em setembro deste ano", disse Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia (IMD, em inglês), em entrevista coletiva.

O IMD define a precipitação média ou normal entre 96% e 104% de uma média de 50 anos de 88 centímetros (34 polegadas) para a temporada de quatro meses que começa em junho.

Depois de atingir a costa mais ao Sul de Kerala em 3 de junho, a monção se espalhou por dois terços da Índia no final da primeira metade do mês, quase 15 dias antes do esperado. E então diminuiu na terceira semana de junho.

Apesar de um breve renascimento, as chuvas de monções continuaram fracas em julho e agosto.

Como a monção se tornou irregular em julho e agosto, as chuvas gerais da Índia ficaram 9% abaixo da média desde que a estação chuvosa de quatro meses começou em junho, disse Mohapatra.

"Considerando a atividade de chuva esperada acima do normal durante setembro de 2021, a deficiência atual de 9% na precipitação sazonal durante junho a agosto é muito provável que reduza e a precipitação sazonal acumulada durante 1 de junho a 30 de setembro de 2021, é muito provável que seja em torno do extremidade inferior do normal ", disse ele.

Em junho, o IMD disse que a Índia provavelmente receberá chuvas de monções médias neste ano, aumentando as expectativas de maior produção agrícola em meio a uma segunda onda devastadora de infecções por COVID-19.

Quase metade das terras agrícolas da Índia não recebe irrigação e depende das chuvas anuais de junho a setembro. A agricultura responde por quase 15% da economia, o terceiro maior setor da Ásia, mas sustenta mais da metade de uma população de 1,3 bilhão.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj; Edição de Tom Hogue e Emelia Sithole-Matarise)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário