Chuvas retornam com muita intensidade para o RS e Inmet emite alerta amarelo para tempestade
Confirmando as previsões anteriores, uma nova frente fria avança para o Brasil e vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nas próximas horas. Com o avanço do sistema, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de tempestade válido em todo estado. Consequência das altas temperaturas dos últimos dias, a chuva chega com intensidade no estado gaúcho.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial.
As previsões da Climatempo são semelhantes e destacam que a chuva será frequente e generalizada novamente no centro-sul e oeste gaúchos, inclusive na Grande Porto Alegre, com altos volumes acumulados.
"Além disso, a chuva vem acompanhada de raios e fortes rajadas de vento em alguns momentos (60 a 80 km/h). Também não se descarta a possibilidade de granizo. As demais áreas gaúchas ficam no alerta para temporais isolados", acrescenta a consultoria.
Em relação à evolução do sistema, o modelo Cosmo prevê condição de chuva para o centro-oeste de Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul a partir da quinta-feira, dia 26. Nos três estados a tendência é de precipitação entre 20mm e 40mm.
O modelo mostra ainda que as demais áreas do Paraná e Santa Catarina também devem se beneficiar com a chuva, com destaque para o norte do Paraná - onde há previsão de acumulados de até 60mm até o fim da semana. Os mapas também mostram a tendência de avanço para São Paulo, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Nas demais áreas do país a condição continua sendo de tempo muito seco e alerta para baixa umidade relativa do ar. O Inmet mantém, para esta terça-feira (24), o estado de onda de calor e alerta laranja para baixa umidade no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de São Paulo. "Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias", afirma a publicação na página do Instituto.
Veja as áreas em alerta nesta terça-feira (24):
Quando o assunto é temperatura máxima, o modelo GFS segue indicando máximas de 40 graus na região sul do Mato Grosso nas próximas horas. Nas demais áreas do Centro-Oeste, a tendência é de temperaturas máximas acima dos 30 graus.
Já para o Sudeste e Matopiba, os modelos mostram máximas acima dos 35 graus em boa parte da área. Paraná e Santa Catarina devem registrar temperaturas de até 33 graus, enquanto no Rio Grande do Sul a passagem da frente fria leva certa alívio e apenas o norte gaúcho pode ter temperatura acima dos 30 graus nesta terça-feira.
Veja o mapa de previsão de temperatura para esta terça-feira (24):
Ypê amarelo na Chácara Totti Junior em Cruzália-SP, foto por Anderson Totti
Pôr do sol entre folhas do canavial, foto por Suze Timpani de Araraquara-SP
Colheita de Milho em Palotina-PR. agricultor Edmilson Zabott
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil