Comissão aprova o uso de royalties da mineração para apoiar ações de extensão rural

Publicado em 14/08/2021 06:10
Texto destina 3% de parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais para a Anater

A Comissão de de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4370/20, que aumenta a destinação de recursos para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) por meio do repasse de parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) à Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

O texto aprovado, de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), altera a lei que criou a CFEM, reduzindo de 7% para 4% o percentual destinado à entidade reguladora do setor de mineração e destinando os outros 3% para a Anater.

Relator no colegiado, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) recomendou a aprovação do projeto. “O objetivo é oportuno e de interesse público, pois visa a dinamizar e diversificar a economia local e reduzir sua dependência da atividade minerária, por meio do fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural, essenciais para o desenvolvimento, o aprimoramento e a sustentabilidade das atividades rurais”, disse.

Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural foram iniciados no final da década de 40, no contexto da política desenvolvimentista do pós-guerra, com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida da população rural e apoiar o processo de modernização da agricultura, inserindo-se nas estratégias voltadas à política de industrialização do País

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Agora estamos com uma luz no fim do tunel; As mineradoras devem doar a assistência de Extensão Rural, para compensar o Impacto ambiental, Fui representante do Fosfato de Araxá MG, aqui em Sinop- MT, há vários anos ; tenho nota fiscal nr. 09.895 da Transcol transp. e Constr. Ltda. de Araxá na data de 07 de março de 1997, ao preço de R$ 27.00 a tonelada ou seja 20 scs. de 50kg cd. perfazendo uma tonelada, a quem interessar passo a nota fiscal , e a Original vou enviar ao Ministério da Agricultura. para confirmar a história ... Somente com o fosfato que foi aplicado no solo seu efeito foi e ainda é notado hoje , aqui nas terras fracas da região de Sinop-lMT.

    2