Frente Parlamentar de Energia Renovável (FER) realiza seminário sobre biogás e biometano no próximo dia 18
A Frente Parlamentar de Energia Renovável (FER) promove, no dia 18 de agosto, às 10h, o seminário “A Importância do Biogás e do Biometano para uma matriz energética renovável”. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e tem o objetivo de promover debates sobre a geração de energia renovável. Inscrições: https://lnkd.in/eEzHDeC
Durante o seminário, a FER vai apresentar o potencial do biogás e do biometano para a descarbonização da matriz energética brasileira, ampliando o conhecimento sobre essas fontes renováveis. A coordenação do seminário estará a cargo do presidente da FER, o deputado federal Danilo Forte (PSDB/CE) e a discussão vai contar com a presença de parlamentares, representantes dos ministérios de Minas e Energia (MME), Economia (ME) e Meio Ambiente (MMA), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e representantes da sociedade, com a presença das três associações apoiadoras e entidadades como a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De acordo com o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, a crise hídrica vem despertando o interesse dos parlamentares para as fontes renováveis, e o biogás tem atributos que podem aprimorar o sistema elétrico, com ganhos em sustentabilidade e segurança energética. “O primeiro passo é disseminar o conhecimento sobre o biogás, e este é o objetivo da Associação. Encontros como este são muito importantes para promover a fonte, que tem como atributos a sustentabilidade, a geração descentralizada e competitividade de preços. O Brasil tem um potencial enorme para o biogás, mais ainda pouco explorado, justamente por falta de conhecimento”, comentou.
O biogás também tem papel relevante para a descarbonização do transporte pesado da indústria, uma vez que o biometano (gás natural renovável) é o combustível com menor pegada de carbono no programa RenovaBio, reduzindo em 96% as emissões de gases de efeito estufa na comparação com o diesel.
Programação:
Abertura do Evento:
? Dep. Sérgio Souza (Presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária - FPA)
? Dep. Danilo Forte (Presidente da Frente Parlamentar de Energia Renovável - FER)
? Dep. Arnaldo Jardim (Vice-Presidente da Frente Parlamentar de Energia Renovável - FER)
? Nilson Leitão (Presidente do Instituto Pensar Agro - IPA)
Primeira mesa:
? Alessandro Gardemann (Presidente da ABiogás)
? Newton Duarte (Presidente da Cogen)
? Evandro Gussi (Presidente da Unica)
0 comentário
Raízen tem prejuízo líquido no 3º tri com menores margens de mobilidade e renováveis
Com valorização do dólar, açúcar fecha novamente em baixa nesta 3ª feira (12)
Renovabio completa 5 anos e é um dos protagonistas na discussão sobre fontes de energia renovável
Associação alemã prevê alta na produção de açúcar refinado nesta temporada
Preços do açúcar seguem em queda nesta 3ª feira após divulgação de relatório da Unica
Moagem de cana-de-açúcar atinge 27 milhões de toneladas na 2ª quinzena de outubro