ONU faz alerta urgente sobre impacto humano "irreversível" para o clima
Por Nina Chestney e Andrea Januta
(Reuters) - O painel da ONU sobre mudança climática soou um alerta terrível nesta segunda-feira, dizendo que o mundo está perigosamente perto de um aquecimento fora de controle, e que os humanos são "inequivocamente" os culpados.
Os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera já são altos o suficiente para garantir a destruição do clima por décadas, senão séculos, alertaram os cientistas em um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Além disso, as ondas de calor letais, os furacões gigantescos e outros eventos climáticos extremos que estão acontecendo agora provavelmente se tornarão mais severos.
Descrevendo o relatório como um "alerta vermelho para a humanidade", o secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu o fim do uso do carvão e de outros combustíveis fósseis altamente poluentes.
“Os alarmes são ensurdecedores”, disse Guterres em um comunicado. “Este relatório deve soar como uma sentença de morte para o carvão e os combustíveis fósseis, antes que destruam nosso planeta.”
O relatório do IPCC chega apenas três meses antes de uma grande conferência climática da ONU conhecida como COP26 em Glasgow, na Escócia, onde as nações estarão sob pressão para prometer ações climáticas muito mais ambiciosas e financiamento substancial para acompanhá-las.
Baseando-se em mais de 14.000 estudos científicos, o relatório oferece a imagem mais abrangente e detalhada de como a mudança climática está alterando o mundo natural -- e o que ainda pode estar por vir.
A menos que ações imediatas, rápidas e em grande escala sejam tomadas para reduzir as emissões, diz o relatório, a temperatura global média provavelmente ultrapassará o limite de aquecimento de 1,5 grau Celsius nos próximos 20 anos.
Até agora, as promessas das nações de reduzir as emissões têm sido insuficientes para reduzir o nível de gases de efeito estufa acumulados na atmosfera.
As emissões “inequivocamente causadas por atividades humanas” já elevaram a temperatura média global em 1,1°C em relação à média pré-industrial, e a teriam aumentado mais 0,5°C sem o efeito moderador da poluição na atmosfera, diz o relatório.
Isso significa que, mesmo que as sociedades se afastem dos combustíveis fósseis, as temperaturas aumentarão novamente pela perda desses poluentes transportados pelo ar.
Cientistas alertam que um aumento de mais de 1,5°C acima da média pré-industrial poderia desencadear uma mudança climática descontrolada com impactos catastróficos, como um calor tão intenso que as pessoas morreriam apenas por estar ao ar livre.
Qualquer aquecimento adicional também aumentará a intensidade e a frequência de extremos de calor e chuvas fortes, bem como de secas em algumas regiões. Como as temperaturas variam de ano para ano, os cientistas medem o aquecimento climático em termos de médias de 20 anos.
"Temos todas as evidências de que precisamos para mostrar que estamos em uma crise climática", disse Sonia Seneviratne, três vezes coautora do IPCC e cientista climática da ETH Zurich.
2 comentários
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Almanakut Brasil Ribeirão Preto - SP
Incêndios "dramáticos" na Turquia, Itália e Bósnia - 10/08/2021 -- As altas temperaturas previstas para esta semana levam as autoridades a pedir cuidados redobrados à população.
https://pt.euronews.com/2021/08/10/incendios-dramaticos-na-turquia-italia-e-bosniaTODOS OS ANOS, OS EUA, AUSTRÁLIA E, ENTRE OUTRAS ÁREAS DO MUNDO, A EUROPA QUEIMAM E ESSA pilantrONG SOCIALISTA FOCA MAIS NO BRASIL, E MUITO MAIS DO QUE NO RESTO DA AMÉRICA LATRINA, QUE "AINDA" PRODUZ MACONHA E COCAÍNA PARA SUSTENTAR O "POVINHO CHEIROSO".E PARA ALIMENTAR A FOME DO MUNDO VEM PEDIR COMIDA AQUI.Aloísio Brito Unaí - MG
As indústrias européias estão de olho no consumo de equipamentos aeólicos e sistemas fotovoltaicos. As indústrias estão achando isso altamente lucrativo. Depois de toda a renda que esses europeus tiveram na história do extrativismo indiscriminado, agora querem encher seus bolsos com o monopólio da indústria dos ecologicamente corretos. Espero realmente que tenham razão. Mas a sociedade humana não está protegida de sucumbir pela sua própria essência. A vaidade será a nossa própria destruição.
Um conhecido, que entende do mercado e do mundo de energia, disse-me que ainda não sabem o que vão fazer com as placas fotovoltaicas quando chegar ao fim a vida útil, ... são altamente poluentes e não recicláveis.
Sr. Geraldo, acredito que ainda assim polui menos do que o alagamento de extensas áreas para a construção de hidroelétrica, polui menos do que as termoelétrica. Mas acredito tambem que estas placas poderão ser recondicionadas, como hoje fazem com as baterias automotivas. Isso se no futuro não houver um meio de produção de energia mais eficaz e barato.
Sr Adilson, mas as hidrelétricas ainda são a maior fonte sustentável de energia, pelo que já adquiri de informações. A proporção de energia produzida em hidroelétricas e muito superior ao equivalente em equipamentos de energias alternativas sustentáveis. Sabemos que essas energias alternativas são um percentual minúsculo no contexto total. Exemplos, muitos países como Alemanha, China e tetos outros desenvolvidos, a maior fonte de energia é a combustão de carvão mineral. Lembre-se disso. Reservatórios de água, são feitos até por animais, exemplo, os Castores, e esses represamentos ajudam no equilíbrio desse mesmo ambiente dos Castores. Algo para se pensar e analisar bastante, as fontes de energia sustentáveis. Atenção nos interesses econômicos internacionais. Não fechemos nossos olhos. Lembre-se que a terceira dose de uma vacina, seriam 7 bilhões mundialmente, multiplique isso vezes um preço mínimo, R$ 5,00 que seja… é dinheiro demais. Fiquemos atentos ao domínio econômico pelo pânico. Hoje essa ferramenta de marketing é uma das mais lucrativa no mundo.