HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Apesar do aumento de nuvens, final de semana será de tempo muito seco em todo o Brasil

Publicado em 06/08/2021 10:35 e atualizado em 06/08/2021 11:33
Previsão é condição típica de inverno: elevação das temperaturas durante o dia, noites mais frias e baixa umidade do ar

Logotipo Notícias Agrícolas

Apesar do aumento da nebulosidade na região Central do Brasil, o final de semana será de tempo seco e sem chances de chuvas em boa parte do país, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Conforme já indicavam as previsões anteriores, a umidade deve retornar ao país apenas na segunda semana do mês e até lá, as condições serão típicas de inverno: com elevação gradual das temperaturas durante o dia, noites mais frias e baixa umidade relativa do ar no interior do Brasil. 

Para essa sexta-feira (6), o Inmet emitiu alerta amarelo de baixa umidade do ar válido até as 19h para áreas do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

"Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial no site. Ainda em relação à umidade, áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm condição ainda mais crítica. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%", acrescenta. 

Já de acordo com a Climatempo, as temperaturas já começam a subir a partir desta sexta-feira (06), seguindo em rápida elevação no final de semana do dia dos pais e atingindo o pico de calor nas capitais do centro-sul e Norte do país entre segunda (09) e quinta-feira (12) da próxima semana.

Leia mais:

+ Antes da chuva temperaturas sobem e Climatempo destaca tendência de onda de calor

Veja o mapa com áreas em alerta nesta sexta-feira (6):
 

amarelo
Fonte: Inmet
laranja
Fonte: Inmet

 

De acordo com atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta sexta-feira (6) pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), apenas a região sul do Brasil pode registrar chuvas nos próximos dias, mas ainda assim com volumes baixos. 

No período entre 14 e 22 de agosto, há tendência para chuvas ligeiramente mais expressivas, mas mantém a condição de precipitação apenas para o Sul do Brasil. O modelo mostra a tendência de avanço da umidade mais ao norte do país, mas meteorologistas afirmam que é preciso aguardar as novas atualizações. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

 

NOAA
Fonte: NOAA

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário