Tempo frio, geadas e dias ensolarados favorecem início do desenvolvimento do trigo em Ijuí (RS)
Podcast
Entrevista com Ércio Luiz Eickhoff - Presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS sobre a Safra de Trigo
Os campos de trigo no minicípio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, acabaram de ser plantados no início deste mês e estão sendo beneficiados pelas ondas de frio, segundo o presidente do Sundicato Rural do Município, Ércio Luiz Eickhoff.
Ele explica que as áreas tiveram a semeadura terminada entre 30 de junho e 5 de junho, e que as geadas, frio intenso e dias ensolarados contribuem para o desenvolvimento do cereal no atual estágio.
"O plantio foi concluído dentro da janela ideal, e a expectativa é de que a produtividade siga boa como em anos anteriores, com cerca de 50 a 60 sacas por hectare, com alguns talhões podendo a chegar a 70 sacas por hectare", disse.
Eickhoff explica que neste ano, os triticultores de Ijuí ampliaram em 45% a área plantada no comparativo com a safra de 2020 devido à valorização do cereal.
"O Brasil produz cerca da metade do trigo necessário para atender à demanda nacional, mas de forma geral, há um déficit de trigo. Com a situação do dólar, fica caro importar o cereal, e isso beneficia os preços internos", conta.
0 comentário
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)
Previsão de frio em meados de setembro preocupa produtores de trigo em Ijuí (RS)