VBP do frango em 2021 pode aumentar 6% e atingir novo recorde, estima o MAPA
Depois de retroceder 2,3% em 2020, no corrente exercício o valor bruto da produção do frango pode aumentar pouco mais de 6%. Pelas mais recentes previsões da Secretaria de Política Agrícola do MAPA deve ultrapassar a marca dos R$96 bilhões, superando assim o recorde alcançado em 2019, de R$96,6 bilhões (valor deflacionado pelo IGP-DI da FGV de junho de 2021).
Nos gráficos abaixo, a distribuição estadual e regional desse VBP em 2021. Em termos estaduais o Paraná lidera, imbatível, o ranking nacional, respondendo por quase um terço do total previsto. Notar, neste caso, que supera não apenas as demais unidades produtoras da Federação, mas também as Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Em outras palavras, o VBP paranaense fica aquém, apenas, do VBP da Região Sul. Isto porque os outros dois estados sulinos, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ocupam, no ranking, a segunda e terceira posições. Juntos, os três estados respondem por quase 60% do VBP total, o que significa, também, que o Sul supera o VBP somado das outras quatro Regiões.
0 comentário

Preços com reajustes positivos para o mercado do frango nesta quinta-feira (3)

Quinta-feira (3) de cotações, na maioria, estáveis para o mercado de suínos

Suinocultura independente: mercado começa a esboçar reação nos preços

Falta de veterinários na inspeção de Frigoríficos limita expansão da suinocultura em MT

Frango: cotações com tímidas altas nesta quarta-feira (2)

Preços lateralizados para o mercado de suínos nesta quarta-feira (2)