Exportação de carne suína do MS salta 107% em volume de janeiro a maio de 2021
Podcast
Entrevista com Fernanda Oliveira - Analista Técnica da Famasul sobre o Mercado de Suínos no MS
DownloadA suinocultura sul-matogrossense registrou recorde de exportação de janeiro a maio deste ano, de acordo com a analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Fernanda Oliveira. Ao todo, foram 7,5 mil toneladas da proteína exportadas, um aumento de 107% no comparativo com o mesmo período de 2020. Em matéria de faturamento, o salto foi de 131%, alcançando US$ 13,3 milhões.
Segundo Fernanda, os principais mercados atendidos pelo Estado são Singapura e Hong Kong, e ela pontua que o avanço nas exportações se deu por causa de casos de Peste Suína Africana que atingiram novamente a Ásia neste início de ano.
A expectativa, de acordo com a analista, é que em breve o Estado seja reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação e amplie as parcerias comerciais com países que exijam este status sanitário, como Japão, Coréia do Sul e Indonésia, por exemplo.
"O Mato Grosso do Sul mais do que dobrou a produção suína na última década. Temos muita gente investindo na suinocultura aqui devido à disponibilidade de grãos para alimentação dos animais, clima favorável, incentivos fiscais, além de linhas de financiamento específicas para a atividade", disse.
0 comentário

Estabilidade predomina no encerramento desta quinta-feira (17) para o mercado do frango

Preços no mercado de suínos se sustentam ou registram leves ganhos nesta quinta-feira (17)

Suinocultura independente: mercado sustenta e até eleva preços do animal na véspera do feriadão

Associação alega que existe um descolamento nos preços dos ovos ao consumidor em relação ao valor recebido pelo produtor

Polônia implementará medidas mais duras para conter a gripe aviária

Produção de carne suína da China no primeiro trimestre cresce 1,2% em relação a 2024 para 16,02 milhões de toneladas métricas