Fundecitrus promove videoconferência sobre manejo da leprose dos citros
O Fundecitrus promoverá, no dia 30 de junho (quarta-feira), às 18 horas, um webinar sobre a leprose dos citros, trazendo informações sobre o aumento da incidência na doença no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais e recomendações atualizadas para o manejo adequado do ácaro da leprose.
O evento contará com a participação do gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, do pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi, do pesquisador convidado Daniel Andrade, da UNESP - Jaboticabal (FCAV), e do agrônomo do Fundecitrus Marcelo Scapin.
A transmissão será pelo canal do Fundecitrus no Youtube: www.youtube.com/Fundecitrus. Inscreva-se e ative as notificações para ser avisado quando a live começar.
Leprose em alta nos pomares
A leprose dos citros sempre foi uma doença importante na citricultura brasileira, tanto pelos danos causados à produção, qualidade cosmética da fruta e definhamento das plantas, como pelo alto custo de controle. Nos últimos cinco anos, a doença tem chamado mais atenção dos citricultores pelo aumento na participação da queda prematura de frutos e pelas dificuldades de controle.
Alguns dos principais motivos que têm contribuído para o aumento da doença nos pomares são o clima quente e seco, as múltiplas floradas, que favorecem a reprodução do ácaro e dificultam as pulverizações, e a identificação de resistência de populações do ácaro para alguns acaricidas.
As principais recomendações para o manejo são o monitoramento frequente e rigoroso do ácaro e aplicação imediata de acaricida após detecção do nível de ação, aplicações com pulverizadores bem regulados e atenção para que a calda penetre na parte interna da copa, não misturar acaricidas a outros produtos no tanque de pulverização e a rotação de acaricidas de diferentes grupos químicos e modos de ação.
Leprose dos citros: atualizações no manejo 30/06 (quarta-feira), 18h
Acesse e participe: www.youtube.com/fundecitrus
0 comentário
Dreyfus anuncia novo terminal de açúcar em SP que eleva em 1 mi t capacidade por ferrovia
Citricultura baiana se desenvolve baseada na tecnologia, e faturamento cresce 35,80% entre 2019 e 2023
Agrodefesa realiza oficina técnica na área de citros e curso para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC)
Citros/Cepea: Preço da tahiti cai, mas segue elevado
Citros/Cepea: Chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Citros/Cepea: Preços seguem em alta; volume exportado diminui, mas receita sobe