Reforma das taipas do arroz melhoram produtividade e eficiência no uso de recursos
Reforçar as taipas nas lavouras de arroz é uma ação necessária e que pode trazer vários benefícios aos produtores como mais produtividade, melhor gestão de recursos e diminuição de custos de produção.
O coordenador estadual do programa de grãos da Epagri, Donato Lucietti, explica que muitas taipas do Sul do Brasil existem há 20 ou 30 anos e vão se deteriorando com o tempo, permitindo que a água da irrigação escape das lavouras. Daí a importância deste reforço para manter a água armazenada por mais tempo.
A presença da lâmina de água ajuda a impedir o aparecimento de plantas daninhas e diminui a necessidade de irrigação. O especialista indica ainda que, mesmo as pequenas perdas de área cultivada acabam sendo compensadas pela elevação da produtividade.
Dados levantados pela Epagri demonstram que a presença de plantas daninhas reduz a disponibilidade de nutrientes para a cultura, o que pode levar a perdas superiores a 50%. Além disso, a maior capacidade de armazenamento e aumenta a eficiência no uso da água de 10 a 15%.
Confira a entrevista completa com o coordenador estadual do programa de grãos da Epagri no vídeo.
0 comentário

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor